Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O REINO QUE DURARÁ ETERNAMENTE


O significado profético da atual crise na Grécia ameaçando o equilíbrio da União Européia.

O rei Nabucodonosor teve, há 2.500 anos, um sonho misterioso, que perturbou todo o império babilônico (Daniel, capítulo 2). Ele viu uma grande estátua, com cabeça de ouro, peitos e braços de prata, quadris de bronze, pernas de ferro, e pés de ferro misturado com barro. Enquanto ele olhava, uma pedra caiu do céu, atingiu a estátua nos pés e a esmigalhou toda. Todos os sábios foram chamados, mas somente um (Daniel, um jovem israelita) conseguiu dar a interpretação do sonho (isso só foi possível porque O DEUS QUE ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO revelou toda a verdade).

Conforme a interpretação do profeta Daniel, cada parte da estátua representaria um império mundial que viria, um após o outro, até o fim dos tempos, ou seja, até o tempo da implantação do Reino de Cristo na terra.

Esta é uma das profecias mais interessantes e impressionantes da Bíblia. A História mundial tem sido testemunha do fiel cumprimento dessa profecia. A grande estátua vista em sonhos pelo rei Nabucodonosor simboliza o “TEMPO DOS GENTIOS” (Lucas 21.24), ou seja, o tempo em que as nações irão dominar o mundo, pisar Jerusalém e subjugar os judeus até que O Messias retorne dos céus.

Desde o ano 587 a.C., Jerusalém tem sido pisada pelos Gentios. Em 1967, com a Guerra dos 6 Dias, Israel recuperou Jerusalém – digamos que 99%, pois o Monte do Templo, exatamente o local mais sagrado de Israel, continua ocupado com a Mesquita de Omar, e, conseqüentemente, sob o controle dos árabes. As profecias bíblicas deixam claro que o Templo será reconstruído. Para Israel ele só pode ser reconstruído no local do antigo, que atualmente é ocupado com a mesquita árabe. Quem vai resolver esse abacaxi?

Bem, o Tempo dos Gentios durará da cabeça da estátua (simbolizando Babilônia) até os dedos dos pés (representando o último império mundial a dominar o mundo).
Vejamos, em resumo, os 7 PERÍODOS MUNDIAIS revelados na estátua.

1.º TEMPO – CABEÇA DE OURO - O IMPÉRIO BABILÔNICO

No ano 606 a.C., Babilônia tornou-se uma potência mundial, dominando todas as nações do planeta. Nabucodonosor tornou-se um soberano temido no mundo inteiro. De acordo com Daniel a cabeça da estátua (que era de OURO), representava o IMPÉRIO BABILÔNICO. Nunca houve depois um outro império tão rico e cheio de esplendor.

2.º TEMPO – OS PEITOS E BRAÇOS DE PRATA - O IMPÉRIO MEDO-PERSA

No ano 539 a.C., dois reinos aliados (os Medos e os Persas) destruíram a rica Babilônia, e tornaram-se a nova potência mundial. O cumprimento da profecia foi (mais uma vez) perfeito! Veja só: dois reinos, encaixando-se perfeitamente com os dois braços de prata da estátua. O 2.º TEMPO DAS NAÇÕES ESTAVA CUMPRIDO!

3.º TEMPO – O VENTRE E QUADRIS DE BRONZE - O IMPÉRIO GREGO

No ano 333 a.C., um jovem guerreiro, Alexandre Magno, avançou para o Oriente conquistando reinos e nações numa rapidez assustadora. Destruiu o Império Medo-Persa e colocou a Grécia como a nova potência mundial. Começava o 3.º TEMPO DAS NAÇÕES. Isto foi simbolizado no ventre de bronze da estátua. A profecia continuava sendo cumprida fielmente.

4.º TEMPO – AS PERNAS DE FERRO - O IMPÉRIO ROMANO

Então, no ano 63. a.C. uma nova potência, cruel, forte, assustadora, passou a dominar o mundo. O Império Romano, simbolizado nas pernas de ferro da estátua. Foi justamente no reinado romano que nasceu Jesus, O Salvador do Mundo, e foi justamente Roma que crucificou o Filho de Deus. O profeta disse que esse 4.º império seria forte como ferro. Roma cumpriu o 4.º TEMPO DAS NAÇÕES. Mas a História Mundial ainda iria prosseguir.

5.º TEMPO – UM REINO DIVIDIDO

Como aconteceu o 5.º TEMPO DAS NAÇÕES? Daniel disse que o 4.º reino seria um REINO DIVIDIDO. O Império Romano foi simbolizado em duas pernas, certo? Pois esse simbolismo bíblico é perfeito! Roma foi fundada por dois irmãos (Rômulo e Remo), e mais tarde, no ano 395 depois de Cristo, uma terrível crise provocou a divisão do Império Romano em duas partes, bem documentada na História. Surgiu então o Império Romano do Oriente, com a capital Constantinopla, e o Império Romano do Ocidente, com a capital Roma. DOIS REINOS, DUAS PERNAS! Um fato bem comprovado pela História.

a) DIVISÃO POLITICA

Como as pernas são a parte mais longa do corpo (contando com as coxas), ESSA DIVISÃO ENTRE ORIENTE E OCIDENTE HAVERIA DE DURAR SÉCULOS. De acordo com o profeta, uma parte desse Império dividido se tornaria fraco como barro, embora a outra continuasse forte como ferro. No ano 476 d.C., o Império Romano Ocidental, não suportando as tremendas crises políticas e militares (principalmente as ocasionadas pelas invasões dos bárbaros), desabou (tornou-se barro, na linguagem profética), mas a outra perna continuou forte. No ano 1453, o Império Romano Oriental caiu (você já ouviu falar da famosa queda de Constantinopla?), e uma potência religiosa surgiu no Ocidente. Essa potência religiosa foi originada da crise que a Igreja de Cristo enfrentou na Idade Média, e os líderes cristãos elegeram um líder que fosse ao mesmo tempo um cabeça político e religioso do mundo, formando assim aquele que ficou conhecido como Sacro Império Romano Germânico, sob Carlos Magno, mas não durou muito.

b) DIVISÃO TAMBÉM RELIGIOSA

Então surgiu o império dos Papas, dominando os reis europeus e ditando as regras da História. A Igreja Cristã (que já estava bastante mundana, desde os tempos do imperador Constantino) tornou-se cada vez pior, deixando sua função exclusivamente espiritual, para assumir o poder político e econômico das nações. Essa foi a maior desgraça do Cristianismo.

Um pouco antes dessa época a Igreja Cristã passara a se chamar oficialmente de Igreja Católica Apostólica Romana, por ter a sede na cidade de Roma. De certa forma, o império romano continuava vivo (desta vez, somente no aspecto religioso). Mas a profecia falava de DUAS PERNAS, e, portanto, esse novo império religioso também teria que ser um reino dividido! A Igreja Romana dividiu-se em duas partes: A ocidental continuou com o mesmo nome, mas a Oriental passou a ser chamar Igreja Ortodoxa, uma divisão que existe até hoje. A Igreja Romana do Ocidente continuou forte (FERRO), mas a Ortodoxa sempre foi fraca (BARRO). Para o mundo só existe uma Igreja Católica (a do Ocidente). Quase ninguém fala da Ortodoxa.

c) UMA DIVISÃO MUITO LONGA

Como as pernas são a parte mais longa do corpo, esse reino dividido marcaria a face do mundo ainda durante muito tempo. A DIVISÃO POLITICA E RELIGIOSA PERSISTIU ATÉ O FINAL DO SÉCULO XX – Mesmo não existindo mais o Império do Oriente e o do Ocidente, o mundo continuou dividido, e essa divisão recebeu novo nome: Bloco Oriental (dominado pelo COMUNISMO e pela DITADURA), e bloco Ocidental (dominado pelo CAPITALISMO e pela DEMOCRACIA). A perna direita da estátua passou a ser dominada pelos Estados Unidos e pela democracia (o BARRO), e a perna esquerda tornou-se controlada pela União Soviética (Rússia e aliados) e pelo totalitarismo (duro como FERRO). A interpretação de Daniel era perfeita. Não por acaso, esse Bloco Oriental era conhecido como CORTINA DE FERRO. Você se lembra disso?

d) DUAS PERNAS – DOIS BLOCOS DE PODER

1 - O BLOCO DO OCIDENTE -

Quando o Império Romano se fragmentou, sua cultura já estava espalhada pelo mundo todo, e assim, quando caiu o Império do Ocidente (a perna direita da Estátua, olhando para um atlas moderno), sua estrutura migrou para a França, até que o imperador alemão Oto I venceu os francos em 962 e estabeleceu o Sacro Império Romano Germânico. Embora Carlos Magno seja considerado o primeiro Sacro Imperador Romano, coroado em 25 de Dezembro de 800, a linha contínua de imperadores começou apenas com Oto I, o Grande, em 962.

Então os imperadores da Alemanha passaram a ser chamados KAISER (palavra alemã para CÉSAR). Mais tarde o Ocidente seria liderado pelos Estados Unidos, e onde havia o antigo Império Romano Ocidental passou a se existir o chamado BLOCO OCIDENTAL (Europa e América do Norte).

2 - O BLOCO DO ORIENTE

Com a queda de Constantinopla em 1453 (perna esquerda da Estátua), os governantes romanos fugiram para a Rússia. Penetraram no governo local e logo introduziram ali o estilo de governo romano. Os novos líderes russos passaram a ser chamar CZAR (palavra russa para CÉSAR). Mais tarde a Rússia tornou-se comunista, e o Império Romano do Oriente tornou-se o chamado BLOCO ORIENTAL.

e) CONFLITO ENTRE AS DUAS PERNAS

Durante quase todo o século XX houve conflitos e disputas entre os dois blocos de poder. As guerras na Coreia, Vietnã, Camboja, Afeganistão e outras, eram, na verdade, disputas entre os dois blocos de poder, Estados Unidos e Rússia. Nos conflitos no Oriente Médio, O Bloco do Ocidente geralmente apoiava Israel, enquanto que Bloco Oriental (comunista) ficava do lado dos árabes.

Dois reinos em conflito: Quem chegará primeiro ao espaço: americanos ou russos?
Quem primeiro pisará na lua? Quem construirá a primeira bomba atômica? Quem possui mais ogivas nucleares, mais mísseis intercontinentais? Quem possui os melhores cientistas? Quem vai dominar o mundo?

Mas a profecia apontava para uma mistura bem no final do Tempo dos Gentios.

6.º TEMPO – OS PÉS E DEDOS DE FERRO MISTURADO COM BARRO - O ÚLTIMO IMPÉRIO MUNDIAL HUMANO

1) O TEMPO DA MISTURA CHEGOU!

A UNIÃO FAZ A FORÇA - Conforme estava predito, um dia o ferro se misturaria com o barro. Em outras palavras: HAVERIA UMA MISTURA CONTRÁRIA A NATUREZA. Em nossa época (a partir dos anos 90), o ferro da economia socialista-comunista enfraqueceu (tornou-se barro) e a economia norte-americana e européia tornou-se forte (tornou-se ferro). Atualmente está havendo uma fusão de blocos políticos e econômicos no mundo todo, e as fronteiras entre Oriente e Ocidente não existem mais. Países fracos (BARRO) e fortes (FERRO) estão firmando aliança. Rússia (Perna Esquerda) e Estados Unidos (Perna Direita) fazem conferências e firmam acordos políticos e econômicos. Estamos nos aproximando do clímax da história mundial.

Quem diria que um dia americanos e russos fossem se sentar na mesma mesma? Quem diria que um dia Rússia e Estados Unidos fossem concordar em alguma coisa? Mas atualmente, em nome da globalização e da Nova Ordem Mundial, os grandes líderes do Oriente e do Ocidente estão pensando a mesma coisa. E com isso chegamos àquele ponto da profecia, conforme citado em Apocalipse 17.12-13:

"Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta."

Vejam bem: Os 10 chifres da Besta (correspondentes aos 10 dedos da Estátua) são 10 reis que, no final dos tempos, terão UM MESMO INTENTO e entregarão seu poder e autoridade à Besta (o Anticristo). Parece que estamos chegando lá.

2) MISTURA TAMBÉM NO MUNDO RELIGIOSO

O falecido Papa João Paulo II viajou muito procurando reconciliar entre si tanto os líderes políticos quanto os religiosos. Por meio dele houve a aproximação entre a Igreja Romana do Ocidente com a do Oriente (Ortodoxa), e por meio dele houve a aproximação dos países antagônicos (Rússia e Estados Unidos, etc.). Atualmente, o Movimento Ecumênico (grandemente apoiado pelo Vaticano) tem aproximado diferentes religiões, com o fim de formar uma Religião Única Mundial. Na ONU já se fala da Organização das Religiões Unidas.

Nunca se viajou tanto de um continente para outro. Através dos meios de comunicação cada vez mais avançados (Internet, por exemplo), e maior facilidade de se viajar de um lugar para outro, com rapidez, segurança e conforto, os povos do Oriente tem se integrado cada vez mais com os do Ocidente. Antigamente o Oriente ficava no fim do mundo, hoje é nosso vizinho mais próximo.

3) PODEM ATÉ SE MISTURAR, MAS JAMAIS IRÃO SE LIGAR!

O profeta Daniel foi claro: "Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro." (Daniel 2.43).

"NÃO SE LIGARÃO UM AO OUTRO". Experimente misturar ferro com barro. Jogue muito barro sobre uma barra de ferro e depois bata com um martelo. A barra de ferro ficará limpa. Podem se misturar, mas não se ligar. A profecia deixa claro que, apesar das tentativas de se querer implantar um novo império que domine o mundo todo, ISSO NUNCA MAIS IRÁ ACONTECER! Ou seja, após o Império Romano, só existe um reino que dominará o mundo todo: O REINO DE CRISTO!

É contra a natureza misturar ferro e barro (disse o profeta Daniel), da mesma forma que é contra a natureza unir Islamismo e Cristianismo (ambos têm livros sagrados diferentes, adoram deuses diferentes e têm visões espirituais diferentes). É contra a natureza unir Cristianismo e Budismo (os Budistas nem mesmo crêem em um deus). Mas quem pode negar que essa TENTATIVA FRUSTRADA DE MISTURA TEM ACONTECIDO HOJE COM UMA FREQUÊNCIA CADA VEZ MAIOR?

4) E A UNIÃO EUROPÉIA?

Após descrever a seqüência dos impérios mundiais (Babilônia, Media-Pérsia, Grécia e Roma), o profeta Daniel declara que o mundo ficaria dividido em dois reinos até o final dos tempos. Quando chegasse o fim dos dias, os dois reinos tentariam se unir, formando uma organização de 10 reinos ou 10 blocos de poder. Mas essa união (ainda que breve) seria um fracasso. Então, nos dias desses reis, O DEUS DOS CÉUS LEVANTARÁ UM REINO QUE NÃO SERÁ JAMAIS DESTRUIDO – O REINO DE CRISTO!

Exatamente em nosso tempo, na mesma época em que os judeus voltaram para sua antiga pátria (cumprindo centenas de profecias), foram dados os primeiros passos para a “Restauração do Império Romano”, ou seja, a EUROPA TORNANDO-SE NOVAMENTE UM IMPÉRIO MUNDIAL (com duração menor que 7 anos, segundo as profecias).
Mas algo está impedindo (ou retardando) o restabelecimento desse império.
Acredito que, enquanto o Anticristo não assumir o poder mundial, a Europa não pode consumar sua unificação.

Os 10 chifres da Besta (que sairão da mesma área do antigo Império Romano, segundo Daniel 7.24), VÃO RECEBER AUTORIDADE COMO REIS APENAS POR UMA HORA (Apocalipse 17.12). Não sei quanto tempo esta “UMA HORA” significa, mas tudo indica que é pouco tempo (pelo menos, 7 anos).

Mas eles só vão receber autoridade como reis “JUNTAMENTE COM A BESTA” (Apocalipse 17.12). Portanto, enquanto a Besta não chega, toda tentativa de se implantar um império mundial fracassará.

5) "NÃO SE LIGARÃO, POIS O FERRO NÃO SE MISTURA COM O BARRO"

Após a divisão e queda do Império Romano, muitos líderes tentaram ressuscitá-lo. De Carlos Magno, passando por Napoleão Bonaparte, chegando em Hítler (que desejava reunificar a Europa e dizia que seu reino duraria mil anos). Mas é impossível que haja um novo império mundial, capaz de dominar o mundo inteiro, tal como Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. O Anticristo vai tentar fazer isso, mas (apesar de lograr êxito no inicio), vai fracassar de forma vergonhosa e catastrófica.

Enquanto o Anticristo não aparecer, a União Européia não conseguirá resolver seus conflitos internos. No passado, o Império Romano (pernas de ferro da Estátua) não surgiu enquanto o Grego não saiu de cena (ventre de Bronze).

Justamente a Grécia, em nosso dias, está impedindo a consolidação do “Novo Império Romano”. É só olharmos as manchetes desta semana (1.ª semana de novembro de 2010).

6) MAS EM BREVE, OS 10 DEDOS (ORIENTE E OCIDENTE) GOVERNARÃO O MUNDO!

Os 10 dedos da estátua formarão um novo reino, com um só propósito (conforme fala Apocalipse, capítulos 13 e 17, os 10 chifres da Besta), mas esse reino será um fracasso. Será a última tentativa do homem de fazer a coisa certa, antes do Reino de Deus ser implantado na terra. Essa mistura fracassada de ferro e barro (Oriente e Ocidente) já está acontecendo em nossos dias, como provamos anteriormente. Basta prestar atenção ao noticiário. Líderes mundiais viajam de um lugar para outro, todos falam em Globalização. Em que ponto da estátua nos encontramos atualmente?

JUSTAMENTE NOS PÉS (TENTATIVAS DE MISTURAS)! Repito: Nossa época é a época dos PÉS da Estátua! LOGO CHEGAREMOS AOS TEMPOS DOS DEDOS (A UNIÃO CONSOLIDADA ENTRE ORIENTE E OCIDENTE, LIDERADA PELO ANTICRISTO). Então, exatamente nesse tempo, vai acontecer o inimaginável!

7) O REINO DOS PÉS

De onde saiu o Império Romano? De Roma, da Itália, todos sabem disso. Olhem para o mapa da Itália. Não precisamos forçar a imaginação para vermos O FORMATO DE UM PÉ (OU UMA GRANDE BOTA). Muitas vezes, quando alguém se refere à Itália costuma usar a expressão "BOTA ITALIANA". Seria apenas por acaso que os povos que foram simbolizados nas profecias como PERNAS E PÉS de uma estátua, vieram de um país cujo mapa tem a forma de uma perna e pé?

7.º TEMPO – A PEDRA DO CÉU - O ESTABELECIMENTO DO REINO DE DEUS!

Lembram-se que Nabucodonosor viu, em seu sonho, uma Pedra vindo do céu e atingindo a Estátua nos pés? O que ela representa? O Reino de Deus, através de Jesus Cristo, que será implantado em breve, cuja capital será Jerusalém. Em várias partes da Bíblia Jesus é comparado a uma rocha, uma pedra para edificação e proteção do seu povo, mas também para destruição dos seus inimigos.

“A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM, ESSA VEIO A SER A PRINCIPAL PEDRA ANGULAR...TODO O QUE CAIR SOBRE ESTA PEDRA FICARÁ EM PEDAÇOS; E AQUELE SOBRE QUEM ELA CAIR FICARÁ REDUZIDO A PÓ” – Mt 21.42,44.

“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (Atos 4.10-12)

O rei Nabucodonosor viu Essa Pedra em seu sonho. A Pedra caia do céu, atingia a grande estátua nos pés e transformava tudo em pó. Isto representa a Segunda Vinda de Cristo para estabelecer o Seu Reino na terra, após julgar e destruir seus inimigos. Chocante, não é? Mas há uma pergunta que é importantíssima para nós hoje:

a) QUANDO, AFINAL, ESSA PEDRA CAIRÁ DO CÉU?

Daniel responde com grande clareza:

“Mas, NOS DIAS DESSES REIS, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre”. (Daniel 2.44).
Quando mesmo? NOS DIAS DESSES REIS. Isto é, na época da unificação desse reino dividido, no tempo de formação desse último império, em outras palavras: EM NOSSA PRÓPRIA ÉPOCA!!! O NOSSO TEMPO É A FORMAÇÃO DO REINO DOS DEDOS DA ESTÁTUA. ISTO JÁ ESTÁ ACONTECENDO. AGORA SÓ FALTA A PEDRA!

b) "NOS DIAS DESSES REIS..."

Não na época de Babilônia, Pérsia, Grécia, Roma, divisão do Império Romano, mas, nos dias das tentativas de unificação, NOS DIAS DESSES REIS (10 DEDOS).

Atualmente, há dois grupos de pessoas na terra, diante dessa profecia: aquele que faz parte da Estátua e do mundo dela e aquele que faz parte da Pedra. Como assim?

01 – O GRUPO DA ESTÁTUA – É frio e sem vida (tal qual ela), e é também decadente (a estátua começou com a cabeça de ouro, mas terminou em pés de barro). A profecia diz que os “homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados”. (2 Tm 3.13). Você faz parte deste grupo?

02 – O GRUPO DA PEDRA – Pedro escreveu: “Se é que já provastes que o Senhor é bom; e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.” (I Pedro 2.3-6). Você faz parte deste grupo?

A profecia de Daniel afirma: “Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. (Daniel 2.35).” Os reinos do mundo (e todos os seus súditos) serão destruídos e soprados para muito longe, porém o reino da Pedra (e seus súditos) encherão a terra e reinarão para sempre.

Você já fez a sua escolha?

Um comentário:

  1. Olá irmão abençoado por nosso salvador YESHUA, SABE porque aqui não tem nenhum comentário? porque é maravilhoso é extremamente exato é bíblico, e ai poucos interessam não se preocupe o dia está chegando e ponto final parabéns continue escrevendo, em breve nos encontraremos aqui em Goiana em nossa igreja ate breve.

    ResponderExcluir