segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EVIDÊNCIA MATEMÁTICA NA BÍBLIA... OU MERA COINCIDÊNCIA?


Os números são usados na Bíblia por simples acaso ou fazem parte de um projeto sobrenatural?

Quando alguém se depara com algum estudo bíblico envolvendo números é muito provável que seja levado a cometer um dos três erros:

a) Achar que a Numerologia Bíblica tem algo a ver com ocultismo – muitas pessoas têm um quase ataque do coração só em ler a expressão “numerologia bíblica”, pois em sua mente numerologia é só aquilo que costumamos ver na televisão em programas esotéricos. Na verdade a palavra “numerologia” simplesmente significa “estudo sobre os números”. Numerologia Bíblica nada mais é do que o estudo sobre os números na Bíblia.

b) Imaginar que esse negócio de calcular valores de palavras é coisa de cabalistas (A Cabala é um tipo de ocultismo judaico que atribui simbolismo místico aos números) – Isso é quase o mesmo que achar que o número 7 é do diabo só porque muitos macumbeiros costumam usá-lo em seus rituais. O fato é que os antigos hebreus e gregos não conheciam os algarismos e por isso numeraram as letras do seu alfabeto a fim de executar cálculos matemáticos. Na Bíblia existe uma referência a calcular o VALOR DE UM NOME, e diz que aquele que é capaz de fazer isso não é um feiticeiro, mas um sábio (Apocalipse 13.17-18).

c) A linguagem da Bíblia é clara e simples para que qualquer pessoa, de qualquer nível cultural possa entendê-la – portanto, procurar enigmas numéricos na Bíblia é desprezar a mensagem transparente e pura de Deus ao homem. Parece uma justificativa bonita, mas é falsa como uma nota de 30 reais. Ninguém tem desculpas para não entender a mensagem da salvação. Ela realmente é tão simples que uma criança em idade escolar é capaz de compreendê-la. Agora quem, em sã consciência, pode afirmar que o livro de Apocalipse é tão simples que qualquer mente é capaz de entendê-lo? Será que uma criança, um jovem ou mesmo qualquer adulto é capaz de entender os mistérios das profecias? Os livros de Daniel, Ezequiel, Zacarias, etc.?

A Bíblia contém muitos mistérios e tentar entendê-los não é necessário para a salvação da alma; porém uma alma salva e que ama a Deus terá o maior prazer em mergulhar fundo na Palavra de Deus para contemplar a perfeição das obras dEle.

Ao mesmo tempo esses mistérios são como um tipo de isca para atrair a curiosidade do homem, qualquer que seja o seu nível cultural, a fim de levá-lo a refletir que a Bíblia não é um livro qualquer, mas uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria.

De qualquer forma, deixe seus preconceitos de lado, examine a matemática oculta (ou revelada) na Bíblia, ore a Deus e depois tire suas conclusões.

Leia a continuação deste texto em nosso blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário