Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

quinta-feira, 24 de março de 2011

AGITAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO – CONEXÃO COM AS PROFECIAS BÍBLICAS OU APENAS COINCIDÊNCIAS? – PARTE 1


Antes de qualquer coisa, uma palavra particular aos leitores do Arquivo7:

Para quem escreve sobre profecias bíblicas o que falta não é assunto, mas tempo para contabilizar tudo.

O ano de 2011 começou tão agitado no Oriente Médio (revoltas na Tunísia, no Egito, na Argélia, no Iêmen, etc., e uma guerra na Líbia...). E tudo isso sem contarmos a crescente pressão internacional contra Israel.

Na página oficial do Arquivo7 (www.arquivosete.webs.com) temos uma seção, intitulada: “ESTA SEMANA NA PROFECIA”. Mas, devido às pressões do trabalho e outras coisas do dia-a-dia, não tem sido possível atualizarmos a seção como deveria ser. Como disse anteriormente, não é falta de assunto e sim de tempo... ou melhor, organização de tempo.

É MESMO VERDADE QUE AS PROFECIAS BÍBLICAS ESTÃO SE CUMPRINDO EM NOSSOS DIAS?

Se este é o primeiro texto sobre profecias bíblicas que você está lendo na vida, aconselharia que antes desse uma olhada num texto publicado há algum tempo neste blog, intitulado: “SETE PRINCIPIOS SOBRE AS PROFECIAS BÍBLICAS”. Os 7 tópicos são:

1 – A PROFECIA BÍBLICA SE APRESENTA DE TRÊS FORMAS: LITERAL, SIMBÓLICA E TIPOLÓGICA
2 – TODA BÍBLIA É PROFECIA
3 – TODOS OS NÚMEROS QUE APARECEM NAS PROFECIAS SÃO SIGNIFICATIVOS
4 – DEUS DIVIDE OS TEMPOS PROFÉTICOS EM CICLOS DE SETES
5 – HÁ SEMPRE UMA AMOSTRA GRÁTIS
6 – GERALMENTE HÁ UM CUMPRIMENTO ESPIRITUAL ANTES DO CUMPRIMENTO LITERAL
7 – A CHAVE DAS PROFECIAS É ISRAEL

É necessário conhecermos esses princípios para evitarmos certos erros muito comuns em épocas de agitação internacional. Vejamos um exemplo:

“A QUEDA DAS TORRES GÊMEAS FOI PREDITA NA BÍBLIA”. Isso é puro sensacionalismo. Não existe uma só passagem bíblica relacionada DIRETAMENTE com o atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Observe bem: DIRETAMENTE não existe nenhuma cena bíblica, mas INDIRETAMENTE SIM. A respeito, leia, neste blog, o texto: É VERDADE QUE O PROFETA DANIEL VIU A DESTRUIÇÃO DAS TORRES GÊMEAS?

Com relação aos acontecimentos atuais afirmamos a mesma coisa: NÃO EXISTE UMA SÓ PROFECIA BÍBLICA RELACIONADA DIRETAMENTE COM A GUERRA NA LÍBIA, MAS INDIRETAMENTE EXISTEM MUITAS CONEXÕES PROFÉTICAS. Como assim?

Isso é chamado por muitos estudiosos como a PREPARAÇÃO DO PALCO. Ou seja, existem dezenas de profecias especificas sobre os acontecimentos futuros no Oriente Médio, envolvendo Israel e os árabes. Acontece que todas as atuais revoluções estão se encaixando com o grande quebra-cabeça para os tempos finais.

Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos pensar por um momento na tragédia do Japão. Não existe um só versículo bíblico falando de grande terremoto no Japão, mas...
As profecias sobre os tempos finais falam de grandes terremotos que moverão as ilhas dos seus lugares. Em Apocalipse 16 temos um terremoto tão violento que abalará todas as cidades das nações. O texto sagrado diz claramente:

“... houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande;” (Apocalipse 16.18 - ênfase minha).

As outras expressões relacionadas ao terrível tremor são chocantes e mui claras:

“... e a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e Deus lembrou-se da grande Babilônia, para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira. Todas as ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam.” (Apocalipse 16.19-20 – ênfase minha).

Quando o sétimo anjo derrama a sétima taça, a que provoca esse grande e terrível terremoto, escuta uma voz do meio do Trono no Santuário dizer: “ESTÁ FEITO” (Apocalipse 16.17). Portanto, ao que parece, esse terremoto vai acabar com todos os outros. Acreditamos que isto acontecerá na ocasião do Retorno de Jesus Cristo. Zacarias 14 fala de um grande tremor abalando o Monte das Oliveiras, na ocasião do Retorno do Senhor para Israel.

O que podemos afirmar seguramente com relação ao recente tremor no Japão é que é apenas UMA AMOSTRA GRÁTIS do futuro tremor apocalíptico.

Outra coisa: mesmo que alguns insistam em afirmar que SEMPRE houve terremotos neste planeta, SOMENTE UM CEGO E SURDO é capaz de negar O AUMENTO EM NÚMERO E INTENSIDADE em nossa época. Sim, no passado também já ocorreu grandes terremotos, mas NÃO COM A MESMA FREQUÊNCIA dos dias atuais. Outra coisa que deve ser dita: Quando Jesus falou dos terremotos como sinais dos tempos (juntamente com as pestes, a fome e as guerras), disse que tudo era apenas “O PRINCIPIO DAS DORES” (Mateus 24.8).

Estudiosos conhecedores do grego usado nos textos do Novo Testamento, afirmam que a palavra “DORES” citada por Jesus é a mesma usada para “DORES DE PARTO”. Paulo usa a expressão “DORES DE PARTO” em 1 Tessalonicenses 5.3, João usa em Apocalipse 12.2, etc. Isso se encaixa com a expressão de Jesus “PRINCIPIO DAS DORES”, ou seja, PRINCIPIO DAS DORES DE PARTO.

Em outras palavras: Não é simplesmente uma dor aqui e ali que faz a mulher achar que chegou a hora de dar a luz, mas QUANDO AS DORES SE TORNAM MAIORES E MAIS FREQUENTES. É o que está acontecendo hoje.

Mas, voltando à agitação no Oriente Médio...

1 – A IMPORTÂNCIA DO EGITO NA BÍBLIA

Como a maioria dos árabes descende de Ismael, Esaú ou dos outros seis filhos de Abraão (com Quetura, Gênesis 25), os egípcios, na verdade, não são considerados árabes. Porém, como Ismael é filho de uma EGÍPCIA (Gênesis 16) e mais tarde CASOU COM UMA EGIPCIA (Gênesis 21.21), os egípcios se aparentaram (e se misturaram) com os árabes. No fim, é todo mundo é parente de todo mundo (especialmente no Oriente Médio).

Bem, a crise no Oriente Médio começou, na verdade, no Egito, quando Abraão desceu para lá fugindo da fome em Canaã (Gênesis 12.10). Lá encontrou uma serva egípcia (Agar), teve um filho com ela, iniciando uma crise dentro da própria casa. Mais tarde teve um filho com a mulher (a oficial), Sara, e a situação dentro de casa se complicou. Mais detalhes, leia Gênesis 16.

Mais tarde o Egito escravizou os filhos de Abraão, descendentes diretos de Isaque, filho de Sara. Esses escravos (nascidos dos 12 filhos de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão) formaram mais tarde a nação de Israel. Em centenas de páginas do Antigo Testamento vemos o Egito ora como aliado, ora como inimigo de Israel.

Saltando no tempo, muitos séculos depois, em 1948, quando Israel renasceu como nação, o Egito se destacou como líder da coalizão árabe contra os judeus. Mas, tendo apanhado de Israel em 1948 (Guerra da Independência), 1956 (Guerra do Sinai), 1967 (Guerra dos Seis Dias) e 1973 (Guerra do Yom Kippur), o Egito acabou cedendo e foi o primeiro país árabe-islâmico dos tempos modernos a firmar um acordo de paz com Israel (em 1978, em Camp David, Estados Unidos). Camp David é uma base militar e casa de campo localizada no Condado de Frederick (Maryland), que serve ao presidente dos Estados Unidos e a sua família, para descansar e mesmo trabalhar. Em inglês, significa: ACAMPAMENTO DE DAVI. Parece simbólico, não?

Bem, a partir de 1978, Israel teve mais sossego em sua fronteira SUL... até 11 de fevereiro de 2011, quando Hosni Mubarak, renunciou ao poder, após 30 anos de ditadura. Agora, a situação egípcia está imprevisível. Se a Irmandade Muçulmana assumir o poder, Israel teme pela sua própria existência. Na década de 70, Israel tinha boas relações com o governo iraniano. Então veio a Revolução Islâmica em 1979, e o Estado Judeu passou a ser tratado como inimigo.

Para onde tudo isso nos leva? É impossível não pensarmos em Ezequiel, capítulos 38 e 39 (Futura guerra árabe-islâmica contra Israel) e Zacarias 12 e 14 (o mundo inteiro contra Israel na guerra de Armagedom).
É por isso que afirmamos que, embora não exista uma profecia direta sobre os acontecimentos atuais, existem centenas de conexões.

2 – O FIM DA CRISE NO EGITO – Não sabemos QUANTO TEMPO essa crise vai durar, mas que ela vai ACABAR UM DIA e COMO ACABARÁ, sabemos COM CERTEZA.

Em Isaías 19, temos um vislumbre do futuro do Egito, de acordo com a Bíblia.

O versículo 2 é bem atual, mas isto não significa, de forma nenhuma, que já se cumpriu ou está se cumprindo. Podemos apenas dizer que os acontecimentos atuais no Egito são apenas sombras da seguinte passagem bíblica:

“Incitarei egípcios contra egípcios; e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra o seu próximo, cidade contra cidade, reino contra reino.”

Antes de uma profecia bíblica se cumprir, ocorrem vários pré-cumprimentos. Só podemos afirmar que se cumpriu quando TODOS OS ELEMENTOS da profecia ocorreram ao mesmo tempo.

No final de Isaías 19, temos um pequeno quadro do FUTURO GLORIOSO DO EGITO:

“E o Senhor se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia, e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.
E ferirá o Senhor aos egípcios; feri-los-á, mas também os curará; e eles se voltarão para o Senhor, que ouvirá as súplicas deles e os curará.
Naquele dia haverá estrada do Egito até a Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios.
Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma benção no meio da terra; porquanto o Senhor dos exércitos os tem abençoado, dizendo: Bem-aventurado seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.”
(Isaias 19.21-25).

O que quer que aconteça, no futuro Reino do Messias Jesus, Israel, o Egito e a Síria estarão unidos.
Há muita coisa pra comentarmos sobre esta passagem, mas ficará para os próximos textos.
E a recente guerra contra a Líbia? Antes da publicação da 2.ª parte desta mensagem, queremos deixar um pequeno desafio para os leitores do Arquivo7:

- QUAL A CONEXÃO ENTRE A GUERRA DO GOLFO EM 1991, A GUERRA CONTRA O IRAQUE EM 2003, A NOVA GUERRA CONTRA A LÍBIA E O LIVRO DE ESTER?

4 comentários:

  1. EU CREIO IRMÃOS QUE É DE FATO E DE VERDADE A PALAVRA DE NOSSO SENHOR DEUS E SALVADOR JESUS CRISTO SE CUMPRINDO DIA A DIA, COMO DIZ EM TIMOTEO FIEL É A PALAVRA, E JAMAIS PODE SE FRUSTRAR, AI DE QUEM FICAR DEPOIS QUE ELE LEVAR A IGREJA. QUE ALEGRIA PARA NÓS QUE CREMOS NA VERDADE ESTARMOS VIVOS NESTE TEMPO EM QUE TEREMOS O PRIVILÉGIO DE SERMOS ARREBATADOS PELO DEUS TODO PODEROSO QUE TUDO FEZ, E QUE TUDO ESTA SUJEITO A SUA VONTADE, VAMOS TODOS VIGIAR PRA QUE NÃO DURMAMOS NO GRANDE DIA, E QUE NOSSO SENHOR NOS ENCONTRE SÓBREOS PARA A SALVAÇÃO ETERNA.

    ResponderExcluir
  2. Moacir eu gosto muito do que voçe escreve , como eu posso entrar em contato com tigo ? Ou tecla pode ser por msn ? Givashow2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ver profecias em 3591 ceia em perguntas e respostas

    ResponderExcluir
  4. O assunto em questão é : Profanação do templo judeu. Ver a história dos Macabeus. Sera no dia 13,5 de dezembro de 2020. Ver os sinais nos ceus. Não procurar em 3591 ceia, ja que foram apagados os assuntos referentes a 3591 ceia daniel.

    ResponderExcluir