O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7

O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7
Tudo que você precisa saber para entender a principal linha de investigação do Arquivo7 - O BÁSICO SOBRE MATEMÁTICA BÍBLICA, SEGUNDO A TESE ARQUIVO 7.

CALCULANDO A VERDADE - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA PROVADA PELA MATEMÁTICA

 

Uma introdução à Matemática Bíblica defendida no Arquivo7, numa exposição bem didática, ideal para quem está entrando em contato com essa tese pela primeira vez ou deseja apresentá-la a algum amigo. 

O "cânon" bíblico está fechado, com 66 livros e 1.189 capítulos, e, neste livro, apresentamos a evidência matemática como prova. 

"Investigue tudo, acredite apenas no que for provado verdadeiro" (paráfrase de 1 Tessalonicenses 5.21)

Adquira esta obra por meio da seguinte opção: LIVRO FÍSICO (isto é, impresso) - Adquira a partir deste link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua9006/

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DEUS VAI DESTRUIR O PLANETA TERRA OU RESTAURÁ-LO?


Cresci na minha vida de fé evangélica ouvindo os pregadores e ensinadores afirmando que um dia Deus destruirá o nosso planeta com fogo e fará um outro, bem novinho. Fui na onda e preguei isso muitas vezes. Até o dia em que resolvi estudar a Bíblia usando a “tática bereana”, de examinar tudo antes de dizer o amém (veja Atos 17.11).
Uma das regras de interpretações que mais gosto é a da SIMETRIA. Do que se trata?
SIMETRIA – Se todas as passagens relacionadas concordam entre si e uma não, esta última deve ser investigada e sua interpretação popular reconsiderada. Ou seja, a Bíblia toda deve concordar entre si, pois “Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam.” (Provérbios 30.5).
Examinando a Bíblia notei que ela fala muito na REDENÇÃO ou RESTAURAÇÃO das coisas. É claro que REDENÇÃO e DESTRUIÇÃO são conceitos opostos. Redimir ou restaurar é renovar ou consertar algo. Se a Bíblia ensina que Deus vai restaurar a Terra, não faz o menor sentido dizer que este planeta será destruído. A lógica é simples. Sim, e os textos que PARECEM ensinar que o planeta será destruído?
Vamos complicar um pouco mais para que o enigma fique mais interessante. Observe os dois textos a seguir:
a) “Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.” (Eclesiastes 1.6).

b) “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24.35).

A primeira fala é de Salomão e a segunda, de Jesus. Claramente, parece haver uma grande contradição aqui.

O PROBLEMA É: A TERRA VAI PASSAR OU NÃO?

Antes de nos desesperarmos (caso sejamos cristãos) ou festejarmos (caso sejamos céticos), é prudente atentarmos para os seguintes fatos:

a) “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe... E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21.1,5)

b) “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5.17)

c) “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.” (2 Pedro 3.10)

SERÁ QUE JESUS, PAULO, PEDRO E JOÃO USARAM A MESMA PALAVRA NO ORIGINAL GREGO, TRADUZIDA EM NOSSA LINGUA COMOPASSARAM”?

Bem, fui pesquisar se no original grego as palavras usadas são as mesmas. Descobri que a palavra PARERCHOMAI (traduzida como o verbo PASSAR) aparece em Mateus 24.35, 2 Coríntios 5.17, 2 Pedro 3.10 e Apocalipse 21.1.

Os estudiosos ensinam que a palavra παρερχομαι (parerchomai) não significa DESTRUIÇÃO e sim, PASSAGEM DE UM ESTADO PARA OUTRO (Antonio Gilberto, Daniel e Apocalipse, CPAD).

O texto de 2 Coríntios 5.17 deixa isso bem claro: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” A CRIATURA VELHA É RENOVADA.

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe... E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21.1,5) = AS COISAS VELHAS SERÃO RENOVADAS.

E o texto de 2 Pedro 3.10?

 “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.”

“E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” (João 11.44)

O que 2 Pedro 3.10 e João 11.44 tem a ver?

A mesma palavra grega (luo) traduzida em João por “desatar”, em Pedro está como “desfazer” (ou “derreter”, em algumas versões). Afinal, como é que os elementos poderão ser desatados?

Essa palavra luo significa: desamarrar, desatar, desligar, desobrigar, desprender, libertar, soltar – e não derreter.

Agora veja este texto do Eclesiastes:

“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 3.14)

Eu estou consciente da interpretação dada por muitos teólogos de que as palavras do livro de Eclesiastes não devem ser levadas muito a sério, pois tratam-se apenas das divagações filosóficas de alguém cansado de pecar. Não acredito assim. Creio que o Eclesiastes também faz parte da Palavra inspirada de Deus, e que, apesar de algumas palavras refletirem o modo de pensar do homem “debaixo do sol”, os textos que tratam sobre a natureza e a eternidade são verdades divinas:

O fato é que a Terra foi feita de elementos eternos (átomos). No principio Deus criou os átomos, amarrou uns nos outros e fez o Universo. Um dia, os átomos da terra serão desatados para logo serem amarrados novamente, provocando o surgimento da nova terra. Não sei como Deus fará isso, mas a Bíblia garante que Ele o fará. A carta de Pedro simplesmente mostra a terra sendo renovada com fogo, com os elementos sendo desamarrados.

Por essa razão alguns cientistas cristãos ficaram muito admirados ao lerem 2 Pedro 3.10, pois o humilde pescador estava falando (mesmo sem saber) em fissão nuclear, pois é exatamente o que acontece numa explosão atômica: os átomos são desamarrados! O mais é mistério.

Finalizando, SE A TERRA TAMBÉM SERÁ REDIMIDA, E REDENÇÃO NUNCA SIGNIFICA DESTRUIÇÃO, TUDO SE TORNA CLARO, MUITO CLARO.
“Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8.20-23).
E o que dizer de Apocalipse 20.11?
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.”
A impressão que se tem (e o que nos ensinaram) é que a terra velha (juntamente com os velhos céus) fugirão da presença de Deus e desaparecerão no nada. Então haverá o Juízo Final e só depois é que Deus fará uma nova terra e um novo céu. Mas será assim mesmo?
Ora, João (o escritor do Apocalipse) simplesmente está dizendo que, quando o Grande Trono Branco aparece em cena, tudo o mais desaparece. É como se a câmera apontasse para Aquele que está no trono e desse o “zoom”, ampliando cada vez, fazendo o trono “se aproximar”, e a terra e os céus “desaparecerem”.
Além do mais, quem é que consegue fugir da presença de Deus?
“Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.” (Salmo 139.7,8)
Se a Bíblia fala do “FIM DE TODAS AS COISAS” (1 Pedro 4.7), também ensina sobre “A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS” (Atos 3.21). Como será isso?
A aparência deste mundo anticristão, contaminado, chegará ao fim, e Deus redimirá a Terra. O que não for redimido é que será destruído. A terra foi destruída no tempo de Noé? Sim.
“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gênesis 6.10,11).
No tempo de Noé Deus prometeu destruir a Humanidade juntamente com a Terra.
“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.” (Gênesis 6.13).
Veio o Dilúvio, e a terra foi destruída (com boa parte da humanidade). Mas Deus fez outro planeta para Noé e sua família? Num certo sentido sim, mas, na verdade, apenas redimiu a terra, transformando-a numa nova terra. Da terra velha fez uma nova. Então, de certa forma, a terra passou, mas continuou existindo.
Ora, o mesmo Deus que transformou uma terra velha numa nova por meio da água, fará a mesma coisa só que com fogo. Portanto, “passará os céus e a terra” (Jesus), mas a terra “permanece pra sempre” (Salomão). Não há contradição nenhuma. A aparência velha da terra e o seu sistema político-religioso-anticristão é que passará.
“...porque a aparência deste mundo passa.” (1 Coríntios 7.31)
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2.17)
* Mais detalhes, a análise das palavras gregas e fontes para consultas, baixe o arquivo em PowerPoint, intitulado “UM DETETIVE INVESTIGA A BÍBLIA – PARTE 1, da coleção ARQUIVO7, disponível neste endereço: http://arquivosete.webs.com/slides.htm
Moacir R. S. Junior – Igarapé Grande – MA

morganne777@hotmail.com 

14 comentários:

  1. Reflexão pertinente e bastante compreensiva.
    Obs: Para aqueles que procuram desvincular Deus da ciência e crê na fé cega de que Deus não existe, é importante frisar o pescador que falava sobre fissão nuclear há mais de 2 mil anos atrás.
    Deus é pai e criador de todas as coisas e apenas permitiu que o homem tivesse conhecimento sobre algumas delas, o principal ainda permanece em segredo, é mistério de Deus! Amem!

    ResponderExcluir
  2. Tambem concordo plenamente que a terra passara, sera transformada por outra terra, mas purificada.

    ResponderExcluir
  3. Só quero sabe por que tem profetas que profetiza que o não que vem o mundo vai se acaba e Jesus vai volta sendo que a bíblia diz não sabei e nem a hora que jesus vai volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente falta de compreensão dos princípios de interpretação, Miriani.Boa parte desses "profetas datistas" desconhece como Deus calcula os tempos e as estações, e que, em relação a Israel, Deus costuma revelar números e datas,. mas em relação à Igreja, não. Como, obviamente, Deus está agindo hoje por meio da Igreja e não Israel, não é possível. sabermos as datas exatas dos eventos futuros. Porém, como Israel está de volta à sua pátria, certas profecias envolvendo números começam a fazer sentido. Por favor, dê uma olhada numa série de estudos (em slides e pdf) intitulada "A EXATIDÃO MATEMÁTICA DA BÍBLIA", e você se surpreenderá com as profecias da Bíblia envolvendo matemática. Shalom!!!

      Excluir
  4. Acredito que muitas igrejas pregam isso para chamar fieis e com isso adquirirl lucros financeiros porque infelizmente para muitos hoje em dia o dinheiro vale mais que deus

    ResponderExcluir
  5. O que Jesus quis dizer??? com; Na casa do meu Pai a muita morada, por isso voz disse; vou prepará luga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângelo, me desculpe não ter respondido antes. Dentro dos meus projetos de slides existe um estudo a respeito dessa questão em João 14. Não sei quando estará pronto, mas darei um jeito de avisá-lo. São tantas coisas para estudarmos que é muito lamentável boa parte dos cristãos não se interessarem por esses assuntos. Shalom!!!

      Excluir
  6. "Esta terra vai pegar fogo! Aonde é que tu vais morar? Eu vou, eu vou, eu vou com Jesus, eu vou!". Lembra desse corinho da década de 1980? Pois é, esse corinho foi baseado em Malaquias 4:1

    "Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo".

    Na verdade, após a 2ª batalha do Armagedon o planeta Terra pegará fogo literalmente quase por completo para que sejam desfeitas todas as obras dos homens e os montes serão aplainados.

    "Mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios" (II Pedro 3:7). Bem, sempre devemos conferir as referências cruzadas para comprovar uma verdade, para conferir se o que o escritor diz tem respaldo de outros escritores. Porém, encontrei somente Isaías 66:15-16; Mateus 25:41 e II Tess. 1:7-8. Mesmo assim, o "fogo" referido nestes textos não parece ser literal. Sabemos que os apóstolos Judas e Pedro citaram textos do Livro de Enoch em suas epístolas. Esse ensino de que a Terra vai pegar fogo foi extraído do livro de Enoch.

    "Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos".

    "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos".

    "E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus".

    "Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul" (Mal. 14:4). Acho que esse texto trata de um acontecimento literal. Ou estou equivocado?

    "E naquele dia os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os ribeiros de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim" (Joel 3:18).

    O texto de Miqueias 1:2-5 não é literal, assim como a onisciência e onipresença de Deus do Salmo 139. São textos puramente poéticos.

    Miquels7

    ResponderExcluir
  7. quero compartilhar com todos o que me aconteceu.Acabo de despertar de um sono muito revelador e assustador.
    Sou enfermeiro e ao entrar em plantao o predio estava todo destruido;sinais de abandono a muito tempo e os funcionarios nao sabiam manter um trabalho racional;nao havia senso de certo ou errado.vendo que tudo era desconexo ate eu nao sabia o porque estar ali e o que fazer.
    Saindo do predio parou um onibus com pessoas religiosas e me convidaram para ir a um retiro espiritual.Ao entrar as pessoas sentadas e em silencio.Trafegavamos por rodovias e eu me lembrava vagamente de jesus e chorava a dor da perda.Paramos em uma chacara e o estranho era que as arvores tinham movimentos de movimentos de inclinar e balancar em todas as direcoes.Achando aquilo impossivel ao caminhar encontrei um jovem e o perguntei;o que aconteceu?me diga toda verdade.Ele me disse:
    O pecado da terra cresceu tanto que Deus em um dia trouxe escuridao e uma onda magnetica que desintegrou todos os seres vivos mas nao tocou a natureza,mas lhe deu sentimentos.
    E eu perguntei,mas como voltamos a vida?
    Ele me disse:
    Voltamos a terra na mesma hora que desintegramos,porem jesus nao voltou e aguardamos o que ele ira fazer de nos.
    Caminhando vi um homem que revoltado por ter revivido e estar ali sem ter como mudar o que aconteceu comeca uma sessao de terrorismo com uma arma de desintegracao e extermina varios.
    populares e religiosos se unem para o linchamento porem ele nao morre e usam a arma nuclear contra ele.
    entao percebi que jesus ainda nao veio e podemos nos desesperar em saber que o fim nao chegou.

    ResponderExcluir
  8. shalom Moacir que belo comentário, exegese pura parabéns que o ESTERNO nosso EXCELENTÍSSIMO YARRU o nosso verdadeiro HELORRIM continue contigo hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  9. Se a terra pegar fogo ou se Ele der outra terra nova para gente o que importa?Afinal nós não vamos ver!!Só vamos desfrutar o paraíso gente!!!!Nessa hora nós salvos teremos subido!Não!!!!O que podemos fazer é hoje pregar,evangelizar e anunciar o evangelho.Depois terá sido a escolha de cada um!!!Ficar ou subir!!Hoje é o dia de sua escolha!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Lamentável essa eixegese, os paralelo dos textos citados, tem que ser entendido dentro do seu contexto. A verdade que palavras têm significado iguais, porém dentro do contexto o sentuse é outro. Acredito que o irmao errou feio nessas informações

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que Deus é cultura cada local tem a sua cultura e consequentemente suas crenças, eu nasci e fui criada em igreja evangélica e não consigo acreditar que Deus criou o mundo para destruir e acredito bem menos que ele nos criou para nos mandar ao inferno, o céu e o inferno para mim é aqui mesmo nesse plano, cresci vendo alienações profundas, pregações que deturpam Deus, um Deus carrasco e preconceituoso, eu não acredito na biblia eu acredito que onde o homem( mulher) colocam a mente e as mãos tudo é alterado,eu não acredito que Deus vai mandar pessoas ao inferno porque a pessoa não tem religião ou nunca ouviu falar o nome dele até por questões de cultura, pregam tanto o apocalipse para amendrontar as pessoas no medo e controlar os alienados, eu não acredito nisso então Deus é para mim o que eu acredito, eu vejo Deus além de instituições religiosas, Deus não criou para destruir Deus criou para transformar e evoluir,ah essa história de as pessoas falar quem vai ou não para o inferno acho tremenda intolerância, sem tirar que pintam Deus como um carrasco destruidor, Deus é alem do que é pregado ele é alem de interpretações bíblicas, eu acredito sim em Deus mas não acho necessario religiao e muito menos acredito em inferno e final do mundo, acredito na evolução o Deus pregado pela religião da fim as cousas e pessoas o Deus que eu acredito faz nova todas as coisas

    ResponderExcluir