Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

quarta-feira, 24 de julho de 2013

NO PRINCÍPIO ERA A MATEMÁTICA – PARTE 6 - A MISTERIOSA LEI DE BENFORD

 Um novo capítulo do nosso “livrão” virtual

         Recentemente, um jornalista britânico desafiou seus leitores com a seguinte mensagem:

“... folheie este jornal. Ele contém muitos números - datas, valores de dinheiro, temperaturas, porcentagens e assim por diante. Embora eu esteja escrevendo este artigo antes de a maioria dos outros textos do jornal ser escrita, aposto minha casa que cerca de 30% dos números que constam do jornal de hoje começa com 1, cerca de 17% deles começa com 2 e mais ou menos 5% começa com 9. Na realidade, aposto que as porcentagens serão iguais em todos os jornais de hoje, no mundo inteiro.”

         Você acha que ele enlouqueceu? É um mágico? Um fanfarrão? Ou ele conhece alguma fórmula matemática secreta?

         O que você diria se alguém lhe mostrasse um padrão matemático relacionando o número de mortos em vários terremotos, com os números relacionados às bacias de diversos rios, com várias listas de compras num supermercado e com os dados bancários de diversas empresas?

         E o que você diria da existência de uma fórmula matemática que tem ajudado os investigadores a desvendar grandes fraudes financeiras em várias partes do mundo?

         Bem, apresento aos curiosos leitores do Arquivo7, a fantástica história da fascinante e misteriosa lei matemática conhecida como Lei de Benford. Você não precisa gostar de matemática para apreciar este mistério. Mas certamente vai passar a gostar mais da matemática ao conhecer este enigma.

         Para ter acesso a esse estudo acesse este link (http://sdrv.ms/ZHobAh) e você será direcionado a uma página contendo todos os estudos em slides já publicados (mais de 11.000 páginas). Daí é só escolher o estudo e fazer o download para o seu computador. O número (e o título) deste atual estudo é 92 – NO PRINCÍPIO ERA A MATEMÁTICA – PARTE 6 – A MISTERIOSA LEI DE BENFORD.
         Qualquer sugestão, crítica ou questionamento, escreva-me.
Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário