Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SETE DESAFIOS PARA UM “SETE”

Um novo capítulo do nosso “livrão” virtual

Este é um slide diferente. Não é um estudo bíblico, mas está conectado com os estudos bíblicos que tenho apresentado recentemente.
Nos últimos meses publiquei vários estudos apologéticos (em defesa da Fé Cristã), e neles destaquei muito as Leis Fundamentais da Lógica como importantes ferramentas na busca da verdade e identificação das mentiras. Até mesmo num estudo sobre a Santíssima Trindade citei exemplos envolvendo a Lógica.
Bem, para ajudar no treinamento (ou aperfeiçoamento) do raciocínio lógico, preparei este novo estudo em slides, contendo sete problemas (ou enigmas) envolvendo verdade, mentiras e lógica. Usei como exemplo uma história fictícia (porém inspirada em personagens e casos reais).
Não vou dar mais detalhes. Acesse (faça o download) o estudo e tente decifrar os SETE ENIGMAS DA MONTANHA MISTERIOSA. Você não precisará fazer nenhum cálculo matemático ou usar números, apenas o raciocínio e a lógica.
Para ter acesso a esse estudo acesse este link (http://sdrv.ms/ZHobAh) e você será direcionado a uma página contendo todos os estudos em slides já publicados (quase 12.000 páginas). Daí é só escolher o estudo e fazer o download para o seu computador. O número (e o título) deste atual estudo é 99 – SETE DESAFIOS PARA UM “SETE”.
         Qualquer sugestão, crítica ou questionamento, escreva-me.

Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

4 comentários:

  1. querido irmão Moacir... visito seu blog faz tempo e tenho todos os capítulos do seu livrão.... queria saber o que o irmão pensa sobre quando as pessoas morrem.. se vão para o céu ou para o inferno diretamente ou se na morte o ser humano fica num estado de inconsciência(sono da alma)... pois tenho uma duvida... se o cristão vai para o seu quando morre e fica consciente lá e ganha um tipo de corpo igual a teologia evangélica nos ensina qual o significado da ressurreição?? se quando morremos continuamos vivos no céu.. o pq voltaremos para nossas sepulturas e nossos túmulos se abrirão na volta do Senhor se quando morremos já estamos vivos no céu???? queria saber a opinião do irmão, pois tenho muita duvida acerca desse assunto.... se irmão me responder ficarei agradecido... responda no seu blog mesmo, pois não possuo conta e não posso fazer login, por isso faço-lhe a pergunta como anônimo... sou Matheus Emanuel Lino e moro em jaú interior de são Paulo... Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou eu de novo irmão Moacir, o Matheus... é que queria saber isso, se eu morro em cristo já vou direto para o céu... pq voltarei para a sepultura e a mesma se abrira na volta do Senhor e me ressucitara num novo corpo se já estou vivo no céu???? Qual o significado de estar vivo no céu e depois na volta do senhor minha sepultura se abrir me trazendo de volta a vida se já estou vivo e consciente no céu???

      Excluir
    2. Meu caro Matheus Emanuel, Deus continue te abençoando e te enchendo do conhecimento Dele. Fico muito grato em saber que você está sendo edificado espiritualmente através dos estudos que Deus tem me concedido.
      Sobre o teu questionamento: “Se o cristão vai para o seu quando morre e fica consciente lá e ganha um tipo de corpo igual a teologia evangélica nos ensina qual o significado da ressurreição?”
      Eu acredito que uma pessoa só é completa se tiver com seu espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5.23) Quando um cristão morre, seu espírito e sua alma (os dois sempre estão juntos) vão para o DESCANSO DO SENHOR, ou seja, um lugar de alegria e paz (chamado na Bíblia, entre outros nomes, de “seio de Abraão”). Mas, por mais que o cristão esteja feliz, sente falta de algo (seu corpo). Por isso, no dia da ressurreição, ele terá que receber seu corpo de volta. Aliás, ressurreição sem corpo não é ressurreição.
      Quanto ao tal “sono da alma”, na verdade, quando a Bíblia fala de descansar ou dormir no Senhor, não significa ficar inconsciente até o dia da ressurreição. Nunca encontrei um texto bíblico sugerindo isso.
      Agora acontece o inverso com o não cristão, ou seja, aquele que morre sem acreditar em Jesus (como diz a Bíblia). Seu espírito e alma fica numa espécie de sala intermediária (lugar de tormento) até o momento da ressurreição final, onde também receberá o seu corpo, pois quem tem que ser julgado é o homem completo (espírito, alma e corpo).
      Bem, este é o resumo daquilo que acredito, com base nos textos bíblicos. Não citei passagens bíblicas pela questão de espaço, mas, posteriormente, poderei te indicar alguns estudos específicos sobre o tema (eu particularmente não tenho nenhum a respeito, porque tenho me dedicado a outros temas bíblicos, como você bem sabe). Mas, quero aproveitar para indicar duas leituras interessantes sobre o tema: http://www.cacp.org.br/para-onde-vao-as-almas-das-pessoas-que-morreram/
      http://www.cacp.org.br/a-morte-e-um-sono/
      Até a próxima.

      Excluir
    3. Deus o abençoe irmão Moacir por responder minha pergunta... vou verificar os estudos sugerido pelo irmão... Que Deus te ilumine e te de cada vez mais força para o teu chamado... depois que tive o privilegio de estudar com o irmão a minha percepção e entendimento teológico mudou muito e avançou ao mesmo tempo.... SHALON

      Excluir