Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

segunda-feira, 3 de março de 2014

O ABC DA MATEMÁTICA BÍBLICA

Um novo capítulo do nosso “livrão” virtual

Primeiramente, um esclarecimento a respeito de uma confusão muito comum. Matemática Bíblica estuda as propriedades matemáticas interessantes dentro de certos números que aparecem na Bíblia (como por exemplo, o número 153, da Pescaria Milagrosa, em João 21); Numerologia Bíblia é simplesmente o estudo do significado simbólico dos números na Bíblia (tais como o 7, o 40, o 666, etc.).

No Arquivo7 costumamos estudar as duas coisas no mesmo pacote. Hoje queremos enfatizar mais a Matemática Bíblia.

Mas, afinal, o que é mesmo essa tal de Matemática Bíblica?

Apesar de ser um assunto bastante desconhecido na Teologia Brasileira, não é um tema antiblico (ou anti-teológico) como alguns “mentes fechadas” podem pensar. Quando lidamos com estudos envolvendo o significado dos números na Bíblia, muitas pessoas, sem o mínimo conhecimento do que estão dizendo, criticam esse tipo de estudo chamando-o de “cabala cristã”.

Primeiro, esses críticos (na maioria das vezes) nem sabem o que é Cabala. Simplesmente fazem suas conclusões fundamentadas em algumas noções populares (e geralmente erradas ou exageradas) sobre o tema.

A Cabala é um tipo de ocultismo (ou misticismo) judaico, que vê mensagens ocultas nas Escrituras Judaicas (Antigo Testamento), e essas mensagens são, muitas vezes, reveladas nos números ou nos valores das palavras hebraicas. As doutrinas cabalistas são consideradas antibiblicas não porque são fundamentadas nos números (ou valores das palavras), mas sim, porque contradizem claramente as doutrinas bíblicas (ou as doutrinas fundamentais do Cristianismo).

Creio não ser novidade para os leitores do Arquivo7 essa história de “valores de palavras”, pois tanto os antigos hebreus como os gregos usavam seu alfabeto para efetuarem cálculos, já que desconheciam os símbolos modernos para os algarismos.

Se as letras possuiam valores numéricos, era natural que as palavras também fossem lidas de forma numérica. Esse conhecimento (de que palavras tinham peso numérico) era tão comum nos tempos bíblicos que o mais famoso enigma do Apocalipse fala do “NÚMERO DO NOME” da Besta (Apocalipse 13.17,18).

Essa prática (de calcular os valores das palavras) ainda hoje é chamada de GEMATRIA (pronuncia-se GUEMATRIA), quando se trata de usar os valores das letras hebraicas e ISOPSEFIA (quando usamos os valores das letras gregas).

O fato dos cabalistas usarem a Gematria não faz dela algo ocultista, mas sim o significado que eles atribuem a suas conclusões. É como acusar a Matemática de anticristã somente porque pessoas não cristãs fazem uso dela.

Os cabalistas acham que podem se aproximar mais de Deus por conhecerem o significado oculto dos números ou dos valores de certas palavras sagradas. Para o estudioso cristão, os números são apenas ferramentas interessantes que ajudam no entendimento de certas doutrinas bíblicas, mas que não interferem em nada nos degraus da vida espiritual.

Um cristão analfabeto tem sua salvação garantida, independentemente de conhecer as profecias bíblicas, mas um cristão que conhece as profecias tem mais razões ainda para se alegrar e louvar a Deus.

Da mesma forma, se você não conhece nada de Matemática Bíblica, isso não afetará de forma nenhuma sua comunhão com Deus, mas o conhecimento do simbolismo dos números na Bíblia ampliará seu conhecimento sobre Deus e o levará a se aprofundar ainda mais nas Sagradas Escrituras. Pelo menos essa tem sido a experiência de muitas pessoas ao lidarem com esses temas.

Alguém pode criar doutrina falsas ou heresias usando a simbologia dos números na Bíblia? Com certeza. Mas ele teria a mesma capacidade de se tornar um falso profeta mesmo que não conhecesse nada de Matemática Bíblica (aliás, os milhares de falsos profetas e falsos ensinadores existentes por aí não precisaram conhecer Matemática Bíblica para se tornarem o que são).

Se você quer arranjar ou inventar alguma desculpa para criticar a Matemática (ou Numerologia) Bíblica, está perdendo o seu tempo. Se acha que isso é ocultismo ou heresia (mesmo sem provas de que seja), aconselho-o a deixar este blog de mão e permanecer quietinho em seu lugar, com a mente fechada e privada de parte das maravilhas criadas por Deus.

Mas se você gostaria de ter uma ideia básica sobre Matemática Bíblica, preparei um novo estudo em slides (e em pdf) que é uma espécie de ABC nessa área. Acredito que os que já conhecem alguma coisa a respeito também irão gostar.

Para conhecer esse novo estudo, acesse este link (http://sdrv.ms/ZHobAh) e você será direcionado a uma página contendo todos os estudos em slides já publicados (mais de 13.000 páginas). Daí é só escolher o estudo e fazer o download para o seu computador.

Também disponível no formato PDF: http://sdrv.ms/1a28Cw8
         
        O número (e o título) deste novo estudo é 110 – O ABC DA MATEMÁTICA BÍBLICA.

 Qualquer sugestão, crítica ou questionamento, escreva-me.
Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário