O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7

O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7
Tudo que você precisa saber para entender a principal linha de investigação do Arquivo7 - O BÁSICO SOBRE MATEMÁTICA BÍBLICA, SEGUNDO A TESE ARQUIVO 7.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

A MARAVILHOSA SIMETRIA DO CANDELABRO – Parte 1


O Candelabro (em hebraico, MENORAH) é o mais significativo símbolo relacionado a Israel. Se, por um lado, a ESTRELA DE DAVI (hexagonal) aponta para a vida POLÍTICA de Israel, o Candelabro aponta para a vida ESPIRITUAL desse povo. Além do mais, o Candelabro terreno foi inspirado no original, existente nos Céus.

UM ARTEFATO BÍBLICO FASCINANTE

De todos os artefatos que Deus ordenou que o homem construísse, nenhum está mais intimamente relacionado aos números-chave da Criação (3 e 7) do que o Candelabro. E isso esclarece um mistério que me intrigou durante um bom tempo, durante minhas investigações do CÓDIGO DOS CAPÍTULOS BÍBLICOS.

Como temos provado exaustivamente, existe um conjunto grande de simetrias matemáticas que apontam para 8 capítulos bíblicos (Gênesis 37, Êxodo 37, Jó 37, Salmos 37 e 73, Isaías 37, Jeremias 37 e Ezequiel 37). Dentre esses, a maioria das simetrias aponta para Êxodo 37.

Por exemplo, 7337 elevado a 37 ou 7337 elevado a 337 ou ainda 7337 elevado a 7337, todos, no final, levarão para o mesmo ponto: Êxodo 37!!!

Certo dia comecei a me perguntar se isso queria dizer alguma coisa a mais.

POR QUE ÊXODO 37?

Qual o tema desse capítulo? Nele, temos a descrição da FABRICAÇÃO dos utensílios para o Tabernáculo. Na verdade, nesse capítulo fala-se somente da ARCA DA ALIANÇA, ALTAR DO INCENSO, MESA DOS PÃES E O CANDELABRO.

Em outras palavras: O tema do capítulo 37 do Êxodo envolve diretamente as duas partes mais sagradas do Tabernáculo: O LUGAR SANTO E O SANTO DOS SANTOS. Será que isso teria alguma coisa a ver com a simetria dos números 3 e 7?

Durante algum tempo olhei para a ARCA DA ALIANÇA, tentando encontrar alguma conexão direta com a simetria dos números 37 ou 73. Mas, as medidas da Arca possuem conexões diretas é com a RAZÃO ÁUREA (outra maravilha da Matemática Bíblica), não com a simetria dos 3 e 7. A questão permanecia em aberto:

POR QUE ÊXODO 37?

Sobre minha mesa de trabalho tenho uma miniatura do Candelabro. Certo dia, fiquei a observá-lo, enquanto refletia em alguma coisa que não lembro no momento. De repente, uma coisa me veio à mente. Lembrei-me de um estudo antigo em que relacionava o Candelabro com a Palavra de Deus, mostrando, inclusive, a divisão em 66 livros. Nesse estudo destacava-se uma certa quantidade de coisas envolvendo o número 3. Então, olhando para as 7 lâmpadas do Candelabro, a ficha caiu.

UMA NOVA “MINA” DE DESCOBERTAS NA MATEMÁTICA BÍBLICA

Examinando novamente o capítulo 37 do Êxodo, os fatos eram claros: dos 7 objetos do Tabernáculo nenhum tinha tantas conexões com os números 3 e 7 do que o Candelabro! Vejam na transcrição dos versículos abaixo:

Êxo 37:17  “Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.”

Êxo 37:18  “Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.”

Êxo 37:19  “Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.”

Êxo 37:20  “Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.”

Êxo 37:21  “E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.”

Êxo 37:22  “Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.”

Êxo 37:23  “E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;”

Êxo 37:24  “De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.”

O Candelabro original está nos Céus. “... e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os Sete Espíritos de Deus." Apocalipse 4.5

“Ora o anjo que falava comigo voltou, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono; e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite em cima, com sete lâmpadas, e há sete canudos que se unem às lâmpadas que estão em cima dele;”(Zacarias 4.1,2)

OS NÚMEROS 3 E 7 E A LUZ

E DISSE DEUS: HAJA LUZ!” Gênesis 1.3

É fato que o primeiro item da Criação foi a Luz. E que ela produz 3 CORES PRIMÁRIAS. Ainda mais interessante é o fato de que:

QUANDO A LUZ ATRAVESSA UM PRISMA ÓTICO, DECOMPÕE-SE EM 7 CORES

DEUS É LUZ!” 1 João 1.5

E possui 7 Espíritos:

“Disse Jesus: EU SOU A LUZ DO MUNDO” João 8.12

Ele também possui 7 Espíritos:

“E repousará sobre Ele (Jesus):
1 – O Espírito do Senhor,
2 – O Espírito de sabedoria
3 – O Espírito de entendimento,
4 – O Espírito de conselho,
5 – O Espírito de fortaleza,
6 – O Espírito de conhecimento,
7 – O Espírito de temor do Senhor.”
(Isaias 11.2)

A analogia é clara: a Divindade cristã se apresenta como sendo: 1 DEUS, 3 PESSOAS e 7 ESPÍRITOS: 1, 3, 7, tal como a natureza da luz. Ao afirmar que “DEUS É LUZ” a Bíblia não está fazendo uma comparaçãozinha qualquer.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119.105).

Significativamente, a Bíblia é a Palavra ESCRITA de Deus e Jesus, a Palavra VIVA (tanto um quanto o outro possuem duas naturezas, divina e humana).

Portanto, se a Palavra de Deus é luz, tem que ter a natureza da luz, isto é, 7 divisões. Existem, pelo menos, duas classificações hépticas [do grego HEPTA, isto é, SETE] da Bíblia:

1 – A mais popular:

1 – LEI (5 livros)
2 – HISTÓRIA (12 livros)
3 – POESIA (5 livros)
4 – PROFECIA (17 livros)
5 – HISTÓRIA (NT) (5 livros)
6 – EPÍSTOLAS (DOUTRINA) (21 livros)
7 – PROFECIA (APOCALIPSE) (1 livro)

2 – Na Simetria das 3 Rodas da Bíblia (um fenômeno estudado na Enciclopédia Arquivo7 – veja os capítulos 102 a 109, em detalhes, ou uma síntese no capítulo 251):

1 – LEI (5 livros)
2 – HISTÓRIA (12 livros)
3 – POESIA (5 livros)
4 – PROFETAS MAIORES (5 livros)
5 – PROFETAS MENORES (12 livros)
6 – HISTÓRIA (NT) (5 livros)
7 – CARTAS (considerando o livro do Apocalipse como uma carta). (22 livros)

A quantidade de simetrias favorece o segundo tipo de classificação. Mas voltaremos a esse tema em outros artigos.

Deus disse à Moisés:

“De um talento de ouro puro se fará o candelabro, com todos estes utensílios. Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.” (Êxodo 25.39,40)

Os detalhes de todas as coisas envolvidas na construção desse fascinante artefato resumem-se em:

1 braço = 3 copos
6 braços = 18 copos
Haste central = 4 copos

Êxo 37:19 – “Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.”

Total = 22 copos (uma clara referência às 22 letras hebraicas, com as quais foi escrita a maior parte da Bíblia). Temos ainda:

·       3 elementos em cada braço: Copo, Botão e Flor

Cada elemento aparece em cada braço de forma tríplice:
·       3 Copos
·       3 Botões
·       3 Flores

Portanto, cada um dos 6 braços possui 9 elementos.

·       1 braço = 9 elementos
·       6 braços = 54 elementos

E a haste central?

Êxo 37:20 – “Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.”

Haste central =
·       4 copos
·       4 botões
·       4 flores

Total: 12 elementos

Conclusão surpreendente:

·       6 braços = 54 elementos
·       Haste central = 12 elementos

Total de elementos no Candelabro: 66 (uma clara referência aos 66 livros da Bíblia)

Lado esquerdo (contando com a haste central): 39 elementos (39 livros no Antigo Testamento)

Lado direito: 27 elementos (27 livros no Novo Testamento)

Ou seja, é inegável que o Candelabro seja perfeitamente o símbolo da Palavra de Deus.

No final temos explicitamente um objeto com 7 lâmpadas sobre uma estrutura envolvendo 66 elementos. O significado é evidente: os 66 livros canônicos inspirados pelos SETE Espíritos de Deus (ou o Espírito em sua manifestação héptica).

E tem mais um detalhe: Contabilizando tudo (66 elementos e 7 lâmpadas) o que é que temos de forma tão clara e impressionante? O número 73!!!

Certamente não é por acaso que a palavra SABEDORIA (HOKMAH, em hebraico), tem o valor numérico de 73!!!

"As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes." (Salmos 12.6)

Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário