Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SORRIA! O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ


Pare um pouco e imagine o mundo há 100 anos atrás. Existem muitas coisas para lembrar, mas gostaria que pensasse somente na questão PRIVACIDADE. Há 100 anos você poderia fazer qualquer coisa e ninguém jamais ficar sabendo. Você poderia realizar qualquer golpe, cometer qualquer crime e, dependendo da sua esperteza, ninguém nunca iria desmascará-lo. Há 100 anos nem o governo municipal sabia da sua existência. Há 100 anos você poderia mudar de identidade e sumir, desaparecer do mapa.
E hoje? Vejam algumas notícias recentes, divulgadas pela imprensa:

Celulares identificam rostos e 'marcam' pessoas em redes sociais

“Em fase de testes, Viewdle compara imagens em banco de dados pessoal.
Sistema deve chegar ao mercado ainda em 2011, diz criador ao G1.”


Neurocientistas criam software que pode decodificar pensamentos

Cientistas estão perto de reconstruir imagens a partir de pensamentos


Pelo Google, britânica flagra marido na casa de amante e pede divórcio

“Mulher reconheceu o veículo devido às calotas personalizadas. Google Street View tem sido alvo de queixas desde seu lançamento.”

Em 30 de maio de 2001, a revista Veja publicou uma reportagem inquietante sobre o fim da nossa privacidade. Leia alguns trechos a seguir (os destaques em negrito são meus):


“Estão de olho em você”

“Câmaras, satélites, computadores e até um chip implantado sob a pele compõem a rede global para espionar as pessoas. A novidade é que isso também ajudou a melhorar a vida.”

“No mês passado, chegou ao mercado americano uma novidade que parece saltar das telas de cinema para a realidade. É um chip de computador chamado Digital Angel (Anjo Digital, em inglês). Do tamanho de uma moeda de 1 centavo, ele pode ser embutido num relógio de pulso, numa fivela de cinto, na argola de um brinco. Ou, numa hipótese mais surpreendente, ser implantado sob a pele de uma pessoa, onde passa a funcionar por anos a fio. Alimentado apenas pela energia gerada pelo próprio corpo, o chip envia e recebe sinais eletrônicos que podem ser captados por um satélite. Por meio desse sistema, é possível rastrear e localizar uma pessoa em qualquer lugar do planeta. O chip também registra os sinais vitais do usuário, como batimento cardíaco e pressão arterial.”

Quem poderia imaginar isso há 50 anos atrás? Só alguns escritores de ficção científica e um outro tipo de gente dos quais falaremos depois.

Em 1948, um escritor britânico, George Orwell, escreveu uma obra polêmica. A reportagem da Veja destaca isso:

“A ameaça à privacidade já serviu de tema para inúmeras obras literárias, que apontavam o fim da individualidade como o perigo mais palpável de um mundo no qual pessoas sem direito de pensar nem de decidir sozinhas seriam controladas por regimes totalitários amparados pela tecnologia. No livro 1984, a mais conhecida delas, o escritor inglês George Orwell criou um sistema de vigilância batizado de Grande Irmão (Big Brother, em inglês), capaz de observar cada passo das pessoas e puni-las diante da menor transgressão à ordem estabelecida. No filme Blade Runner, as ruas são varridas por holofotes instalados em máquinas que sobrevoam as cidades e observam o que acontece embaixo.”

Existem centenas de filmes sobre este tema. Por exemplo, INIMIGO DO ESTADO, de 1998, onde Will Smith interpreta um sujeito de posse de uma gravação perigosa contra o governo e passa a ser perseguido via satélite. Suas roupas e objetos pessoais tem escutas e ele não tem como escapar da vigilância total.

Você certamente já assistiu a algum filme com temática parecida. Alguém tentando fugir de um governo totalitário e sendo caçado via satélite. O terrível de tudo isso é que temos hoje toda a tecnologia para permitir esse tipo de controle total.

A reportagem da Veja, citada anteriormente, traz muitas revelações assustadoras. Veja este outro trecho:

“Imagine o Digital Angel em mãos erradas – o que um ditador como Hitler ou Stalin seria capaz de fazer com um recurso como esse à sua disposição? Poderia implantá-lo no corpo de seus opositores e, dessa forma, controlar todos os seus passos. Ou determinar que, ao nascer, todos os bebês fossem obrigados a carregar o chip, de modo a poder vigiar os movimentos daqueles que o interessassem de maneira particular. A perspectiva tem um lado assustador, mas o uso do Digital Angel também pode ser benéfico. Com o consentimento do usuário, ele pode enviar sinais a um centro médico, avisando que a pessoa sofreu um acidente ou teve um ataque cardíaco. Também permite que a vítima de um seqüestro seja imediatamente localizada e libertada pela polícia. Uma criança perdida ou roubada seria facilmente encontrada pelos pais.”

Você pensa que essa tecnologia está distante de nós?

“Se mora numa grande cidade, muitos de seus movimentos são acompanhados e registrados por câmaras de vídeo. Só em São Paulo existem 125.000 delas, espalhadas por restaurantes, bares, academias de ginástica, lojas, shoppings, supermercados, portarias de edifícios, ruas e avenidas. Da mesma forma, cada pagamento com cartão eletrônico ou de crédito permite identificar onde você esteve e o que fez nos últimos meses. Se usa o telefone celular, antenas conseguem captar seus movimentos pelos sinais que o aparelho móvel emite.”

Leia a reportagem completa aqui: http://veja.abril.com.br/300501/p_076.html

Lembre-se: isso foi escrito em 2001, portanto há 11 anos. Atualmente, há dezenas de reportagens mais atuais sobre o mesmo tema em muitos outros veículos de comunicação.

O que mais choca nisso tudo é aquilo que disse o escritor canadense Reg Whitaker, professor da Universidade de York, em Toronto, e autor de um livro sobre o assunto:

"O mais surpreendente nessa história é que as pessoas estão abrindo mão de sua privacidade voluntariamente. Elas fazem isso em troca de produtos, serviços e segurança. O que torna esse processo irreversível é que ninguém está impondo nada a ninguém. É tudo consensual."

Há alguns anos as pessoas se assustavam ao ouvir falar de certas tecnologias contra a privacidade. Mas, atualmente, muitas até sonham em participar de tais tecnologias pelas razões expostas anteriormente.

Bem, acredito que não preciso mais citar nenhuma reportagem para provar em que direção o mundo está indo. O “Grande Irmão” predito pelo escritor George Orwell, está cada vez mais próximo. E quem seria ele?

O livro de Apocalipse foi escrito por volta do ano 96 da Era Cristã, ou seja, há aproximadamente 1916 anos atrás. Embora suas palavras sejam muito misteriosas e cheia de símbolos, existem frases e expressões que claramente fazem sentido se lidas no contexto atual.

O capítulo 13 descreve claramente uma sociedade futura controlada por um governo mundial, tendo à frente um super ditador apelidado de “A Besta”. O objetivo deste artigo não é falar sobre a Besta, quem é, de onde surgirá, etc. (à respeito já existem outros textos neste blog sobre isso), mas queremos enfatizar uma das ações da Besta, algo impossível de se realizar na época em que foi escrito o Apocalipse, mas perfeitamente fácil de ser executado nos dias atuais.

Tire qualquer idéia preconcebida da mente e leia com naturalidade o seguinte texto apocalíptico:

“E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13.16,17).

Alguns versículos anteriores deixam claro que a Besta dominará o mundo todo, ou seja, todos os países e territórios. No passado alguns ditadores fizeram coisa parecida. Mas controlar a população de tal forma que só possa comprar ou vender quem tiver um certo sinal é outra coisa. Nenhum ditador do passado teve acesso a tal tecnologia, embora sonhasse com algo parecido. O fato é que hoje, a tecnologia para que Apocalipse 13 seja cumprido já existe.

Esqueça certas histórias que rolam pela Internet a respeito de um chip que o governo americano ou europeu vai implantar na pele de cada cidadão, e que esse chip é a “marca da besta”. Esse tipo de história só atrapalha a compreensão séria da profecia bíblica. Por mais que a tecnologia esteja no rumo de Apocalipse 13 não quer dizer que usufruir dessa tecnologia hoje é fazer um pacto com o diabo. Na hora certa (e está bem próxima), quando o Anticristo assumir o poder mundial, aí sim ele usará a tecnologia existente (e mais superior a de hoje) para cumprir a profecia.

Há 100 anos, quando alguém lia Apocalipse 13 achava a maior piada. Mas hoje...

Existe um pequeno versículo no livro de Eclesiastes que parece ser profético (eu acredito que seja profético).

Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes o rei; nem tampouco na tua recâmara amaldiçoes o rico; porque as aves dos céus levarão a voz, e uma criatura alada dará notícia da palavra.” (Eclesiastes 10.20)

Atualmente cientistas já buscam o controle dos pensamentos. Já existe uma máquina que “lê” pensamentos. Uma reportagem no Fantástico (Rede Globo), em 28 de março de 2010, mostrou que: “Na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, o equipamento de ressonância magnética é capaz de dizer exatamente o que alguém está pensando. No Japão, outra máquina conseguirá ler até sonhos.”. Veja a reportagem aqui: http://www.youtube.com/watch?v=92VAkezwpys.

Estarrecedor, não? Já pensou uma sociedade que não pode nem “amaldiçoar” o rei em pensamento?

O texto de Eclesiastes também diz que as “aves do céu” levarão a voz e uma “criatura alada” dará noticia da palavra. Seja lá o que isso signifique, ninguém pode negar a grande coincidência com as modernas “aves do céu” (satélites) que levam nossas vozes e até imagens para qualquer parte do mundo.

Não é algo para se pensar?

Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras, mas a palavra que falei se cumprirá diz o Senhor Deus.” (Ezequiel 12.28)

Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

2 comentários:

  1. Piada, piada, piada. Sabia q satanas esta apnas a um grau abaixo de DEUS? Claro q satanas nada faz sem permissao. E ec grau abaixo d DEUS, eh o pansamento. Satanas nao tm o poder d ler pnsamentos, q dirá uma sistma d computador. Qerem alertar o povo, alertem, mas sem mentiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idiota, a Bíblia diz que apenas um anjo do SENHOR prendera o dragão, satanas em uma grande gaiola e o lançara no lago de fogo, i.e o ANJO tem mias poder do que ele MIGUEL um dos primeiros príncipes o vencera na ultima grande batalha o armagedom, um grau abaixo de DEUS uma ova, vai estudar a luz da palavra rapaz.... eu heim...

      Excluir