Enciclopédia Arquivo7 no MEGA

terça-feira, 7 de junho de 2016

NO PRINCÍPIO ERA A MATEMÁTICA – Parte 11

A Incrível Rosa dos Números Primos - Um novo capítulo do nosso “livrão” virtual

Você já ouviu falar da Espiral de Ulam? Muitas descobertas fantásticas da ciência aconteceram “sem querer”, ou seja, numa experiência que deu errado, ou que aconteceu diferente do que se esperava, ou mesmo durante uma distração qualquer, um momento de lazer.

É o caso da Espiral de Ulam.

O ano era 1963. Stanislaw Marcin Ulam, um matemático polonês, de origem judaica, estava participando de um congresso científico. Num determinado momento, aborrecido com uma palestra, passou a rabiscar alguns números num papel, para passar o tempo. Ele escreveu o número 1 no centro do papel, e daí foi prosseguindo com os demais números naturais, na forma de uma espiral.

Em seguida, ele começou a marcar todos os números primos e o resultado o deixou sem palavras.

Ao chegar em casa, ampliou a espiral de números e continuou perplexo diante do comportamento dos “aleatórios” números primos. Desde então, os matemáticos têm se debruçado sobre essa tal espiral, tentando encontrar uma explicação lógica. O fato é que ela é mais um exemplo de que os tais números primos não são aleatórios.

Para conhecer os detalhes do novo estudo, acesse este link ENCICLOPÉDIA ARQUIVO 7 - CALCULANDO A VERDADE e você será direcionado a uma página contendo todos os estudos em slides já publicados (cerca de 26.000 páginas). Daí é só escolher o estudo e fazer o download para o seu computador.

Também disponível no formato PDF: 
http://sdrv.ms/1a28Cw8

O número (e o título) deste novo estudo é: “217 - NO PRINCÍPIO ERA A MATEMÁTICA – Parte 11 - A Incrível Rosa dos Números Primos” 

Qualquer sugestão, crítica ou questionamento, escreva-me.

Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário