O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7

O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7
Tudo que você precisa saber para entender a principal linha de investigação do Arquivo7 - O BÁSICO SOBRE MATEMÁTICA BÍBLICA, SEGUNDO A TESE ARQUIVO 7.

CALCULANDO A VERDADE - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA PROVADA PELA MATEMÁTICA

 

Uma introdução à Matemática Bíblica defendida no Arquivo7, numa exposição bem didática, ideal para quem está entrando em contato com essa tese pela primeira vez ou deseja apresentá-la a algum amigo. 

O "cânon" bíblico está fechado, com 66 livros e 1.189 capítulos, e, neste livro, apresentamos a evidência matemática como prova. 

"Investigue tudo, acredite apenas no que for provado verdadeiro" (paráfrase de 1 Tessalonicenses 5.21)

Adquira esta obra por meio da seguinte opção: LIVRO FÍSICO (isto é, impresso) - Adquira a partir deste link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua9006/

segunda-feira, 2 de maio de 2016

ATENÇÃO!!! NOVO LINK PARA OS ESTUDOS EM POWER POINT

Meus caros, ainda não sei o que aconteceu para que o link da pasta dos arquivos em Power Point se tornasse inválido. Fui alertado para isso somente hoje, quando um amigo não conseguiu acessar os arquivos. Então, consegui um novo link que parece resolver o problema. O endereço dos arquivos em PDF está normal (até o presente momento). Quem tiver qualquer problema ao tentar baixar os arquivos, por favor, me notifique: morganne777@hotmail.com ou deixe uma mensagem no mural do blog.

10 comentários:

  1. Que Deus continue abençoando a sua vida meu irmão.
    Gosto muito dos seus estudos pois, são baseados na verdade da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, não creio que a Guerra de Gugue e Magogue (Ez 38 e 39) seja O Armagedom, muito menos que Gogue seja o Anticristo. Vejamos porque:

    1) Segundo seu PPS “CODINOME GOGUE” (SLIDE 32), o irmão cita um ATAQUE GLOBAL CONTRA ISRAEL. Já no texto de Ez 38, vemos claramente que apenas uma confederação de Nações atacará Israel, portanto, não será um ataque global;
    2) Em Zc 14 está claramente escrito o que acontecerá com Jerusalém, na Guerra do Armagedom; isso não consta em Ez 38 e 39;
    3) A finalidade da Guerra de Gogue e Magogue (Ez 38:16, 23; 39:7 – Deus se revelará às nações gentias) é diferente da Guerra do Armagedom (Zc 14 – Jesus se revelará ao povo de Israel);
    4) O final da Guerra de Gogue e Magogue (Ez 39:9-12 – o povo fazendo fogueiras com apetrechos de guerra e enterrando os mortos de Gugue) é totalmente diferente do final da Guerra do Armagedom (Zc 14 – Jesus vence o anticristo e assume o Reinado mundial;
    5) Por fim, onde está a ascendência judaica de Gogue, para que ele seja aceito como o “Messias” de israel?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Bem, primeiramente, obrigado pelas visitas ao Arquivo7.

      Sobre a questão em foco, confesso que ainda é muito intrigante e controversa para mim. No Arquivo7 eu apresento a interpretação com a qual simpatizo hoje, mas não significa, necessariamente, que tenho plena certeza de que a tal está correta. Simplesmente, penso que as evidências apontam mais para a tese de que Ezequiel 38 e 39 tenha conexões com Armagedom do que com uma guerra isolada, envolvendo Israel e a Rússia.

      Mas vou analisar as razões que você citou para pensar o contrário:

      “1) Segundo seu PPS “CODINOME GOGUE” (SLIDE 32), o irmão cita um ATAQUE GLOBAL CONTRA ISRAEL. Já no texto de Ez 38, vemos claramente que apenas uma confederação de Nações atacará Israel, portanto, não será um ataque global;”

      O Arquivo7 responde – Bem, à princípio pode parecer que a invasão a Israel é apenas de uma confederação do Norte, mas, com o decorrer da narrativa (especialmente no capítulo 39), o ambiente parece-se com um ataque global contra Israel.

      Outra coisa: “ataque global” não significa, obrigatoriamente, que TODAS as nações do mundo lutarão contra Israel (isto é, todos os quase 200 países da atualidade), mas que o ataque envolverá nações de TODAS as partes da Terra.

      As duas grandes guerras mundiais do século passado não envolveram todas as nações do planeta, mas, devido a sua dimensão, foi chamada de mundial. Penso que em Ezequiel 38, 39, Zacarias 12 e 14, etc., se usa a expressão no mesmo sentido.

      “2) Em Zc 14 está claramente escrito o que acontecerá com Jerusalém, na Guerra do Armagedom; isso não consta em Ez 38 e 39;”

      O Arquivo7 responde – Zacarias 14 pode ser apenas a fase final da guerra iniciada em Ezequiel 38/39. É normal cada profeta descrever parte do mesmo evento, sem precisar repetir detalhes que outros já descreveram ou irão descrever.

      “3) A finalidade da Guerra de Gogue e Magogue (Ez 38:16, 23; 39:7 – Deus se revelará às nações gentias) é diferente da Guerra do Armagedom (Zc 14 – Jesus se revelará ao povo de Israel);”

      O Arquivo7 responde – Segundo as evidências, a argumentação acima é parcial. Os dados apontam que os efeitos da destruição contra Gogue e seus satélites despertará gentios e principalmente Israel.

      Ezeq 39:21 E eu porei a minha glória entre os gentios e todos os gentios verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.

      Ezeq 39:22 E saberão os da casa de Israel que eu sou o SENHOR seu Deus, desde aquele dia em diante.

      “4) O final da Guerra de Gogue e Magogue (Ez 39:9-12 – o povo fazendo fogueiras com apetrechos de guerra e enterrando os mortos de Gugue) é totalmente diferente do final da Guerra do Armagedom (Zc 14 – Jesus vence o anticristo e assume o Reinado mundial;”

      O Arquivo7 responde – Os dois eventos não são contraditórios. Simplesmente cada profeta enfatizou uma perspectiva sobre o conflito.

      “5) Por fim, onde está a ascendência judaica de Gogue, para que ele seja aceito como o ‘Messias’ de Israel?”

      O Arquivo7 responde – E quem disse que o Anticristo precisa ser judeu para ser aceito como Messias por Israel?

      Primeiro, Israel já aceitou gentios como seu rei:

      João_19:15 Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.

      Segundo, o Anticristo, como expert na arte da mentira, pode provar ser judeu de forma fraudulenta (num mundo de hoje onde até o DNA pode ser falsificado, pense nas inúmeras possibilidades);

      E terceiro, como existem judeus em toda parte do planeta, o Anticristo pode ser um judeu nascido em algum país ao Norte de Israel, por exemplo. Ou que emigrou para lá, há muitas possibilidades.

      Enfim, como diria um mestre da profecia bíblica, que ouvi há muitos anos: “No final, o cumprimento da profecia será a melhor explicação dela”.

      Excluir
  3. Apenas a título de observação: Seus PPSs são muito grandes e se tornam cansativos e anti-didáticos; você ocupa a maioria dos espaços de cada slide apenas com figura. É inteiramente impraticável alguém usar um PPS com 200 slides ou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, os estudos não foram originalmente elaborados somente para ministração (quando são colocados apenas os tópicos, porque a explicação fica a cargo do preletor), mas como um material autoexplicativo, que qualquer pessoa pode ler e entender, sem, obrigatoriamente, precisar da ajuda de um professor. Por isso parecem livros.

      E as imagens são para facilitar a compreensão e tornar a leitura mais agradável, pois penso especialmente num público típico, que não gosta muito de ler.

      Entretanto, eu tenho compartilhado mais no formato PDF e não PPS. Por sinal, a maioria dos links levam para os PDFs e somente um para os PowerPoint - você é uma das raras pessoas que acessam neste último formato.

      Excluir
  4. Outra coisa: Quando você posta seus trabalhos aqui, eles se tornam acessíveis ao público, portanto, por mais nordestino que você seja, creio ser de bom alvitre evitar determinadas expressões, típicas das pessoas não crentes, tipo "Gota serena" (PPS 237); "Um cabra..." (PPS 226).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que você quis dizer "típicas das pessoas não nordestinas", não é? Porque quase todo nordestino (crente ou não) entende as expressões nordestinas.

      Primeiro, em meus estudos, uso tais expressões nordestinas como exceções, não regras;

      Segundo, quase sempre, quando uso tais expressões regionalistas, coloco uma nota explicativa, já pensando nos não nordestinos;

      E terceiro, toda literatura, mesmo usando uma linguagem universal, não deixa de respingar regionalismos, até como uma forma de divulgar a cultura da região ou país, ambientado no livro. Se não, como é que as pessoas de outros lugares tomariam conhecimento das demais culturas?

      Excluir
  5. Sobre o PPS 352: Mt 5:18 - Hoje já se sabe que o livro de Mateus foi escrito, originalmente, em hebraico, portanto, Jesus NUNCA disse que um "j" ou um "til"..., uma vez que nem o jota nem o til existem na língua hebraica. Aliás, eu particularmente não creio que o NT tenha sido escrito originalmente em Grego, posto que, além de ter sido escrito, em sua maioria por homens iletrados, não existe nada que comprove isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alegação – “Hoje já se sabe que o livro de Mateus foi escrito, originalmente, em hebraico,...”

      O Arquivo7 responde – Desde o princípio, a maioria dos estudiosos sempre disse isso. Mas não só isso, disseram também que Mateus escreveu EM DUAS línguas (hebraico e grego). Antes que alguém ache isso absurdo, considere:

      Primeiro, na época de Jesus, o grego era uma língua mundial, tal como inglês hoje;

      Segundo, Mateus não era um iletrado, mas um coletor de impostos e certamente devia entender de grego, da mesma forma que, atualmente, não é novidade uma pessoa de outra língua, saber se comunicar em inglês;

      Terceiro, o grego apresentado no Novo Testamento não é o erudito, mas o popular;

      Quarto, o grego se tornou tão popular, devido a expansão do império grego sob Alexandre Magno, alguns anos antes, que muitos judeus era chamados helenistas (isso motivou vários episódios de discriminação na comunidade judaica);

      Quinto, os nomes dos primeiros 7 diáconos da igreja cristã são todos gregos (embora fossem judeus);

      Sexto, ou seja, a cultura grega estava tão impregnada na cultura judaica do primeiro século que é natural que os escritos dos apóstolos tenham sido nessa língua – até porque o objetivo era alcançar todos os povos, não somente os judeus.

      Alegação – “... portanto, Jesus NUNCA disse que um ‘j’ ou um ‘til’ [Mateus 5.18]..., uma vez que nem o jota nem o til existem na língua hebraica.”

      O Arquivo7 responde – Na verdade, no texto original grego, Ele diz “IOTA”, que é uma letra grega equivalente ao IOD hebraico. O nosso JOTA é simplesmente uma extensão do IOTA, não uma invenção aleatória. É sabido que muitos povos tem dificuldade em pronunciar determinadas letras ou sons de outras línguas, aí fazem-se adaptações para facilitar a comunicação [por exemplo, alguns orientais não conseguem pronunciar o “R”, e trocam por “L”, etc). Na Bíblia há até um relato meio cômico, de um povo que não conseguia pronunciar uma certa palavra:

      Juízes 12.6 Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

      Enfim, Jesus pode ter pronunciado a frase original em hebraico (ou aramaico), e Mateus repercutiu em grego, nada demais.

      Alegação – “Aliás, eu particularmente não creio que o NT tenha sido escrito originalmente em Grego, posto que, além de ter sido escrito, em sua maioria por homens iletrados, não existe nada que comprove isto.”

      O Arquivo7 responde – “escrito, em sua maioria por homens iletrados”? Quem disse?

      Primeiro, é fato que quem mais escreveu do Novo Testamento, foi Lucas (sim, dois livros, que contém mais palavras do que todas as cartas de Paulo). E Lucas não era iletrado, era médico;

      Segundo, depois de Lucas, o maior escritor do NT foi Paulo – quem tem coragem de chamar esse homem de iletrado?

      E terceiro, mesmo nas demais cartas não está excluída a possibilidade dos outros escritores terem usado amauenses (um tipo de secretário).

      É fato que o apóstolo Pedro não era um intelectual ou homem das letras, então como ele pode ter escrito as duas epístolas? Ora, ele confessa na sua primeira carta:

      1 Pedro 5:12 – “Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.”

      Enfim, ao contrário do que você diz [“não existe nada que comprove isto.”], os maiores especialista no assunto, concordam que todo o Novo Testamento [com a possível exceção de Mateus] foi escrito originalmente em grego. Um clássico sobre o assunto é “INTRODUÇÃO BÍBLICA – COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS”, de Norman Geisler e William Nix (Editora Vida).

      Excluir