O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7

O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7
Tudo que você precisa saber para entender a principal linha de investigação do Arquivo7 - O BÁSICO SOBRE MATEMÁTICA BÍBLICA, SEGUNDO A TESE ARQUIVO 7.

CALCULANDO A VERDADE - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA PROVADA PELA MATEMÁTICA

 

Uma introdução à Matemática Bíblica defendida no Arquivo7, numa exposição bem didática, ideal para quem está entrando em contato com essa tese pela primeira vez ou deseja apresentá-la a algum amigo. 

O "cânon" bíblico está fechado, com 66 livros e 1.189 capítulos, e, neste livro, apresentamos a evidência matemática como prova. 

"Investigue tudo, acredite apenas no que for provado verdadeiro" (paráfrase de 1 Tessalonicenses 5.21)

Adquira esta obra por meio da seguinte opção: LIVRO FÍSICO (isto é, impresso) - Adquira a partir deste link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua9006/

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

QUEM CONSEGUE DERRUBAR ESTE PORTEIRO?


Se uma casa tem um porteiro e alguém pretende invadi-la pra causar alguma destruição, é evidente que primeiro ele tem que derrubar o porteiro. Quem não consegue derrubar o porteiro, não pode esperar invadir a casa.

          Se alguém rejeita a Bíblia com a Palavra de Deus e deseja desacreditá-la, sugiro que comece pela sua primeira frase, isto é, por Gênesis 1.1. Primeiro, prove que esta frase foi simplesmente uma invenção humana, então poderemos discutir as outras partes da Bíblia. O que diz mesmo Gênesis 1.1?

“NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA”

Esta simples frase (de apenas 7 palavras e 28 letras no original hebraico) contesta todas as doutrinas e filosofias humanistas e ateístas. Em outras palavras:

Se Gênesis 1.1 for verdadeiro, o Materialismo é falso;
Se Gênesis 1.1 for verdadeiro, o Evolucionismo é falso;
Se Gênesis 1.1 for verdadeiro, o Panteísmo é falso;
Se Gênesis 1.1 for verdadeiro, todos os outros “ismos” que vão contra a Bíblia, são falsos.

Gênesis 1.1 é a frase mais importante sobre a origem do Universo. Se ela não for verdadeira, não vale à pena acreditar em nenhuma outra parte da Bíblia. Gênesis 1.1 é o “porteiro” da grande “casa bíblica”. Se alguém quiser “destruir” (isto é, desacreditar) qualquer “compartimento” dessa “casa”, sugiro que antes tente destruir o “porteiro”. E REAFIRMO QUE ESSA TAREFA É IMPOSSÍVEL!

          Se você testemunhar qualquer indivíduo atacando qualquer parte da Bíblia ou ridicularizando qualquer de suas doutrinas, desafie-o pra começar com Gênesis 1.1.

Aí eu pergunto: se, na sua presença, alguém se atreve a atacar Gênesis 1.1, tentando desacreditá-lo, o que você diria pra ele?

COMO JULGAR SE UMA FRASE É INIMITÁVEL?

Muitos estudiosos cristãos (e matemáticos) da Europa e da América afirmam (e provam) que o texto original de Gênesis 1.1 contém uma estrutura matemática impossível de ser imitada.

Sim, esses estudiosos afirmam (e ninguém conseguiu contestar até hoje) que a primeira frase da Bíblia é singular, inimitável, com uma estrutura matemática impossível de ser reproduzida em qualquer outra frase, sem paralelos na literatura mundial. A primeira frase bíblica não pode ter sido mera criação humana.

Em todos os estudos sobre Matemática Bíblica (publicados na Enciclopédia Arquivo7), especialmente na série “O CÓDIGO GÊNESIS”, temos apresentados centenas de provas apoiando a tese citada anteriormente. E reafirmamos que contestá-la é impossível.

MAS, E SE...?

Pense, por um momento, nas 100 maiores obras literárias da Humanidade. Dia desses, a revista BRAVO! fez uma lista de 100 obras clássicas da Humanidade (não considerando obras religiosas, tais como a Bíblia e o Alcorão). Para elaborar tal conteúdo, os editores consultaram listas em sites, jornais e revistas internacionais, tais como: “The New York Times”, “Amazon”, “Le Monde”, “The New York Public Library”, “BBC”, “The Guardian”, “Modern Library”, “Time”, “Newsweek”, “Telegraph”, “Lists Of Bests”, “Wikipedia”, “Folha de S. Paulo”, etc.
http://www.revistabula.com/4859-os-100-melhores-livros-de-todos-os-tempos-a-lista-das-listas/

E se, entre os milhares de parágrafos das 100 obras clássicas da Humanidade, alguém encontrasse uma frase matematicamente semelhante a Gênesis 1.1?

Para começar, a frase escolhida tem que atender, no mínimo, às seguintes três características:

1 – Que essa frase tenha a quantidade de letras igual ao TRIANGULAR da quantidade de palavras;

2 – Que o valor total dessa frase, quando convertida em números (igual ao sistema usado pelos antigos hebreus e gregos), seja um número TRIANGULAR;

3 – E que essa frase seja a PRIMEIRA do tal livro escolhido.

Considerando que as 100 obras (mencionadas acima) tenham, em média, 600 páginas, com 500 palavras em cada página, formando 10 parágrafos, teremos:

- São 60.000 páginas;
- 30.000.000 palavras; e
- 600.000 parágrafos.

Quais as chances de encontrarmos uma frase cuja quantidade de letras é exatamente igual ao TRIANGULAR da quantidade de palavras? Vamos explicar os detalhes:

Um número triangular é todo número que é a soma de uma sequência desde o 1. Por exemplo, 36 é a soma de 1 a 8, portanto, 36 é triangular de 8. Por que é chamado triangular? Porque 36 pedras, por exemplo, podem ser organizadas segundo o esquema abaixo:

o
oo
ooo
oooo
ooooo
oooooo
ooooooo
oooooooo

Assim, os 8 primeiros triangulares são: 1, 3, 6, 10, 15, 21, 28, 36,...

Se a frase tiver 8 palavras, tem que ter 36 letras pra cumprir o requisito mencionado mais acima; se tiver 7 palavras, tem que ter 28 letras; se 6 palavras, 21, etc.

Gênesis 1.1, no hebraico original, contém 7 palavras e 28 letras (28 é o triangular de 7 ou seja, igual a soma 1+2+3+4+5+6+7.

Primeiro, não é tão fácil encontrarmos uma frase cuja quantidade de letras é exatamente igual ao triangular das palavras. Mas digamos que você tenha encontrado um exemplar, dentro dos 600.000 parágrafos citados anteriormente.

Segundo, agora sua frase só precisa ter um valor numérico triangular. Aí a coisa ficou mais difícil, porém, não impossível. Dentro de 600.000 parágrafos, contendo, seguramente, mais de um milhão de frases, provavelmente encontraremos mais de uma frase que tenha a quantidade de letras igual ao triangular da quantidade de palavras e o valor numérico total delas seja também um número triangular.

O valor das 7 palavras de Gênesis 1.1 é 2701 (que é o triangular de 73, isto é, a soma de 1 até 73).

Agora digamos que você tenha encontrado uma frase assim, numa das 100 obras citadas. Lembre-se: estamos procurando uma frase que tenha, pelo menos, as características básicas da primeira frase da Bíblia. Próximo desafio a vencer: A FRASE QUE VOCÊ ENCONTROU (com as solicitadas características triangulares) DEVE SER A PRIMEIRA DA OBRA. Isto é, deve estar no PRIMEIRO PARÁGRAFO! E agora?

Quais as chances de encontrarmos uma frase com as características triangulares e ainda como a primeira de um livro? Está vendo como a coisa não é tão simples?

MAS, E SE:


Digamos que, entre os hipotéticos 600.000 parágrafos das 100 obras clássicas da Humanidade, alguém encontra uma frase com as características solicitadas...

1º - Quais as chances dela estar conectada com a mensagem geral do livro, integrando simetricamente, várias histórias e personagens, tal como acontece na Bíblia?

2º - E quais as chances dessa PRIMEIRA FRASE ser matematicamente conectada com a estrutura geral de uma coleção de livros (tal como acontece na Bíblia)?

Em outras palavras: Os números 3 e 7 são, digamos os “queridinhos” da Bíblia, estão conectados a muitos eventos importantes e significativos. Em nosso sistema decimal os algarismos 3 e 7 formam, inicialmente, o números 37 e 73 – E JUSTAMENTE ESSES DOIS NÚMEROS APARECEM OCULTO EM GÊNESIS 1.1, DESAFIANDO A LEI DAS PROBABILIDADES! Sim, desafiando a Lei das Probabilidades!

Não estou fazendo afirmações baratas, posso provar minhas alegações - veja, por exemplo, este artigo: http://www.arquivo7.com.br/2019/04/provando-pela-lei-das-probabilidades.html

Se, porém, os números-chave de Gênesis 1.1 fossem, por exemplo, 13 e 31 ou 43 e 29, etc., os padrões seriam interessantes, mas não significativos. Mas a simetria matemática que aparece em Gênesis 1.1 está em concordância com a Bíblia toda, inclusive com sua estrutura em capítulos, elaborada muitos séculos depois.

E, repito, NÃO ENCONTRAMOS NADA PARECIDO EM NENHUMA OUTRA LITERATURA!

Para provar que não é tão simples encontrarmos uma frase que tenha um valor triangular e cuja quantidade de letras é o triangular da quantidade de palavras, faremos um teste básico a seguir.

O TESTE DO CÉTICO

Eu tinha pensado em selecionar alguma das primeiras frases das 100 obras mais famosas da Humanidade (as 100 obras elencadas pela revista BRAVO, citada anteriormente), a fim de usá-las nesta experiência. Mas logo vi que seria um trabalho muuuuito cansativo (eu teria que acessar cada uma das 100 obras, pra copiar a frase, um trabalhão). Então lembrei que poderia realizar essa experiência usando as primeiras frases dos 66 livros da Bíblia, em nossa língua.

Portanto, a experiência desenvolveu-se nos seguintes passos:

1º passo – Selecionei todas as primeiras frases de cada livro da Bíblia, em português (versão Almeida Corrigida e Fiel)

2º passo – Quando a frase era muito grande ou o parágrafo (versículo) continha muitas frases, peguei apenas a primeira parte.

Exemplo: “Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo:” (Números 1.1)

Este versículo contém 31 palavras e 127 letras. Como todos os cálculos apresentados abaixo foram feitos pelo computador, o programa que usei tinha uma tabela que só permitia 60 letras por linhas. Portanto, tive que limitar as frases. No caso acima, ficou apenas esta parte: “Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai”, que é suficiente para provar a tese que estamos querendo provar.

Veja a lista completa abaixo:

1        GN1  No princípio criou Deus os céus e a terra.
2        EX1   Estes pois são os nomes dos filhos de Israel,
3        LV1   E chamou o SENHOR a Moisés,
4        NM1  Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai,
5        DT1   Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão,
6        JS1    E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR,
7        JZ1    E sucedeu, depois da morte de Josué,
8        RT1   E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam,
9        1SM1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim,
10      2SM1 E sucedeu que, depois da morte de Saul,
11      1RS1 Sendo, pois, o rei Davi já velho, e entrado em dias,
12      2RS1 E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
13      1CR1 Adão, Sete, Enos,
14      2CR1 Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino,
15      ES1   No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia,
16      NE1   As palavras de Neemias, filho de Hacalias.
17      ET1   E sucedeu nos dias de Assuero,
18      JO1   Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó,
19      SL1   Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,
20      PV1   Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel,
21      EC1   Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
22      CT1   Cântico dos cânticos, que é de Salomão.
23      IS1    Visão de Isaías, filho de Amós,
24      JR1   Palavras de Jeremias, filho de Hilquias,
25      LM1   Como está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa!
26      EZ1   E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês,
27      DN1   No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim,
28      OS1   Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias,
29      JL1    Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
30      AM1  As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa,
31      OB1   Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom:
32      JN1   E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
33      MQ1  Palavra do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita,
34      NA1   Peso de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita.
35      HC1   O peso que viu o profeta Habacuque.
36      SF1   Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi,
37      AG1   No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês,
38      ZC1   No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR
39      ML1   Peso da palavra do SENHOR contra Israel,
40      MT1   Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
41      MC1  Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus,
42      LC1   Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração...
43      João1          No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus,
44      AT1   Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo,
45      RM1  Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo,
46      1CO1 Paulo chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus
47      2CO1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,
48      GL1   Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por homem algum,
49      EF1   Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,
50      FP1   Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo,
51      CL1   Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,
52      1TS1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus,
53      2TS1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus,
54      1TM1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus,
55      2TM1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,
56      TT1    Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo,
57      FM1   Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo,
58      HB1   Havendo Deus antigamente falado muitas vezes,
59      TG1   Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo,
60      1PD1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,
61      2PD1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo,
62      1JO1 O que era desde o princípio, o que ouvimos,
63      2JO1 O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos,
64      3JO1 O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.
65      JD1   Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago,
66      AP1   Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu,

3º passo – Segundo o mesmo modelo dos antigos alfabetos hebraico e grego, numerei as 26 letras do nosso alfabeto da seguinte forma:

a
1
b
2
c
3
d
4
e
5
f
6
g
7
h
8
i
9
j
10
k
20
l
30
m
40
n
50
o
60
p
70
q
80
r
90
s
100
t
200
u
300
v
400
w
500
x
600
y
700
z
800

4º passo – Usando o computador, substitui todas as letras dos versículos. Ficou assim (coloquei aqui só as citações dos primeiros três livros, pra não ocupar muito espaço. O último valor em cada frase é o total):

1             GN1        50           60           70           90           9             50           3             9             70           9             60               3             90           9             60           300          4             5             300          100          60           100          3               5             300          100          5             1             200          5             90           90           1                                                                                      2311

2             EX1         5             100          200          5             100          70           60           9             100          100          1               60           60           100          50           60           40           5             100          4             60           100          6               9             30           8             60           100          4             5             9             100          90           1             5               30                                         1846

3             LV1         5             3             8             1             40           60           300          60           100          5             50               8             60           90           1             40           60           9             100          5             100                                                                                                                                                                                                                                                                    1105
                                                                         
5º passo – Analisando todos os totais de cada frase, procurei por um número triangular e encontrei somente dois:

1
2311
2
1846
3
1105
4
1987
5
3442
6
2725
7
1854
8
4034
9
3147
10
2195
11
2124
12
2018
13
591
14
2362
15
1149
16
1288
17
1711
TRIANGULAR DE 58
18
3152
19
3277
20
2071
21
2350
22
1505
23
1122
24
1621
25
3081
TRIANGULAR DE 78
26
3391
27
1489
28
1839
29
2401
30
3510
31
3259
32
2986
33
3075
34
2799
35
2581
36
2750
37
3005
38
3304
39
1849
40
2560
41
2517
42
2370
43
3034
44
2234
45
2962
46
3389
47
3272
48
2797
49
3272
50
2781
51
3272
52
3254
53
3254
54
3192
55
3272
56
3106
57
2838
58
3567
59
2709
60
1796
61
2666
62
2503
63
1980
64
2321
65
2547
66
2754

Somente a primeira frase de Ester e a primeira de Lamentações possui um total que é um número triangular.

6º passo – Fui analisar as duas frases de valores triangulares pra saber se a quantidade de letras era o triangular da quantidade de palavras:

Ester 1.1: “E sucedeu nos dias de Assuero,...” – contém 6 palavras e 24 letras (24 NÃO É o triangular de 6).      
                   
Lamentações 1.1: “Como está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa!”     - contém 9 palavras e 52 letras (52 NÃO É o triangular de 9).     

O que eu quis provar com todos esses cálculos? Que elaborar uma frase igual a Gênesis 1.1, com seus intricados padrões matemáticos (como está no hebraico original) não é tão simples... na verdade, creio até que é impossível.

Nas 66 frases citada NENHUMA cumpriu os REQUISITOS MÍNIMOS pra imitar Gênesis 1.1 no hebraico.

Como, no inicio deste texto, fiz uma comparação usando um porteiro, desejo concluir, acrescentando:

Imagine que a casa onde você deseja entrar fica num alto, tão alto, que é preciso subir 300 DEGRAUS! Sim, pra chegar até o porteiro, você precisa primeiro passar por 300 degraus!

Traduzindo a comparação: calculando por alto, juntando boa parte das evidências coletadas na Enciclopédia Arquivo7 sobre Gênesis 1.1, posso apresentar a quem desejar, 300 evidências matemáticas relacionadas ao primeiro versículo da Bíblia!

Cada degrau é uma evidência. Encontrar uma frase cuja quantidade de letras seja igual ao TRIANGULAR da quantidade de palavras É APENAS O 1º DEGRAU! SE VOCÊ CONSEGUIR SUBIR OS 300 DEGRAUS, TERÁ CONDIÇÕES DE MATAR O PORTEIRO; MAS, PARA CADA DEGRAU, PRECISA APRESENTAR UMA EVIDÊNCIA MATEMÁTICA NA SUA FRASE, IGUAL OU SEMELHANTE ÀS DE GÊNESIS 1.1!!!

É este o desafio que a primeira frase da Bíblia impõe aos céticos.

Mas fique à vontade para tentar.

"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.”
(Provérbios 30.4,5)

Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário