O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7

O BÁSICO PARA VOCÊ ENTENDER O ARQUIVO 7
Tudo que você precisa saber para entender a principal linha de investigação do Arquivo7 - O BÁSICO SOBRE MATEMÁTICA BÍBLICA, SEGUNDO A TESE ARQUIVO 7.

CALCULANDO A VERDADE - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA PROVADA PELA MATEMÁTICA

 

Uma introdução à Matemática Bíblica defendida no Arquivo7, numa exposição bem didática, ideal para quem está entrando em contato com essa tese pela primeira vez ou deseja apresentá-la a algum amigo. 

O "cânon" bíblico está fechado, com 66 livros e 1.189 capítulos, e, neste livro, apresentamos a evidência matemática como prova. 

"Investigue tudo, acredite apenas no que for provado verdadeiro" (paráfrase de 1 Tessalonicenses 5.21)

Adquira esta obra por meio da seguinte opção: LIVRO FÍSICO (isto é, impresso) - Adquira a partir deste link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua9006/

terça-feira, 18 de novembro de 2025

VOCÊ PREFERE LIVROS DIGITAIS OU FÍSICOS?


 

No mundo atual ainda há espaço para os dois tipos – principalmente para os físicos! Vamos aos fatos: 

1) Pesquisas recentes mostram que os leitores ainda preferem livros físicos em relação aos digitais, embora os e-books tenham conquistado espaço. No Brasil, cerca de 56% dos leitores compraram livros físicos, contra 14% que compraram apenas digitais. 

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/livros-impressos-ainda-sao-preferidos-dos-brasileiros-segundo-pesquisa 

2) Tendência: Os e-books cresceram com a popularização de dispositivos como Kindle, mas ainda ocupam um espaço complementar, não substitutivo - https://jornalismo.iesb.br/destaque3/e-books-e-livros-fisicos-ganham-espacos-diferentes-nos-lares-dos-leitores/ 

Em 2023, havia cerca de 25 milhões de compradores de livros no Brasil, e 54% adquiriram livros físicos - https://cbl.org.br/2023/12/brasil-tem-25-milhoes-de-compradores-de-livros-69-deles-adquiriram-ate-5-obras-nos-ultimos-12-meses/ 

3) Vantagens e desvantagens 

a) Livros físicos: 

Vantagens: Experiência sensorial: cheiro, textura e estética da estante. Menos cansaço visual comparado às telas. Valorização cultural e colecionismo. 

Desvantagens: Ocupam espaço físico e podem ser pesados. Maior custo de produção e transporte. Menos práticos para quem lê em movimento. 

b) Livros digitais (e-books): 

Vantagens: Portabilidade: milhares de títulos em um único dispositivo. Preço geralmente mais baixo que o físico. Recursos extras: dicionário integrado, ajuste de fonte, leitura noturna. Acesso imediato após compra. 

Desvantagens: Cansaço visual em telas prolongadas. Menor valor simbólico ou estético (não decora estantes). Dependência de dispositivos e energia elétrica. Possível perda da “experiência tátil” da leitura. 

Enfim, reiteramos que no mundo atual ainda há espaço para os dois tipos de livros – o que não pode é você deixar de ler. 

4) A ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7 NASCEU NO FORMATO DIGITAL, MAS NA VERSÃO POWERPOINT! 

Os leitores do Arquivo7 sabem que essa enciclopédia de investigações sobre temas bíblicos nasceu de uma série de estudos elaborados em forma de slides [no estilo PowerPoint] – mas ela cresceu exponencialmente [atualmente, possui cerca de 123.000 páginas!]. E, ao longo de 17 anos os assuntos abordados se tornaram muito dispersos. Exemplo: um tema abordado no capítulo 4, depois continua nos capítulos 23, 51, 89, 204, etc. Tornando uma experiência cansativa e desanimadora mesmo para o leitor mais paciente e interessado. 

5) A ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7 NO FORMATO FÍSICO – UM SONHO ANTIGO 

Sempre desejei lançar boa parte do Arquivo7 em formato físico, pois um livro físico é muito mais atraente do que o digital [pelas razões já descritas nesta postagem]. 

Em 2021 lancei um livro físico [CALCULANDO A VERDADE], com 160 páginas. É uma síntese do básico sobre os estudos do Arquivo7 e não aborda o tripé temático [Matemática, Profecia e Apologética] e isso me causou uma certa frustração na época. 

6) E O SONHO SE REALIZOU NUMA BELA COLEÇÃO COM 30 VOLUMES! 

Até que em 2024 consegui publicar, no formato físico [impresso] uma coleção com 28 livros, de uma vez – com mais dois em 2025, para completar os 30 volumes! 

Pronto! Agora a Enciclopédia Arquivo7 estava na sua essência e em 8.289 páginas tive bastante espaço e liberdade para abordar, em detalhes [e de forma didática] vários dos temas investigados em três décadas! 

7) A ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7 LANÇADA NOS DOIS FORMATOS 

Recentemente, a coleção dos 30 volumes foi lançada também no formato digital – não no modelo antigo [PDF], mas num formato próprio para leitura em mídias digitais. E um dos instrumentos mais populares é o KINDLE, da Amazon.com 

O livro físico enfrenta barreiras de fronteiras [por exemplo, não compensa um cidadão inglês comprar um livro físico impresso no Brasil], mas o livro digital tem alcance global e instantâneo. Um aborígine da Austrália pode acessar o Arquivo7 em poucos minutos. 

Bem, comece a planejar a compra dessa exótica coleção de estudos bíblico-teológicos. Seja no formato FÍSICO ou EBOOK, o que não é aceitável é você deixar de possui-la. 

No link abaixo você tem acesso à todas as opções da Enciclopédia Arquivo7 atualmente disponíveis.

https://linktr.ee/Moacir_Junior

VOLUME 30 - PREFIRO VENDER PARA MIL TERRORISTAS A TER UM JUDEU COMO CLIENTE... SOU AGENTE FUNERÁRIO! [TRAILER]

Adquira este e outros livros IMPRESSOS, da coleção ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7, pedindo diretamente neste link:

https://uiclap.bio/moacir_junior-arquivo7


 

sábado, 15 de novembro de 2025

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

terça-feira, 21 de outubro de 2025

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

PREFIRO VENDER PARA MIL TERRORISTAS A TER UM JUDEU COMO CLIENTE... SOU AGENTE FUNERÁRIO!

 


Apesar do ódio mundial, o povo de Israel vive!

Desde o infame 7 de outubro de 2023, o antissemitismo aumentou, exponencialmente, no mundo todo. Diariamente algum noticiário posta uma nota de algum incidente antissemita em alguma parte do planeta [judeus sendo xingados e espancados nas ruas, universidades, restaurantes e outros locais públicos].

Um dos focos das investigações do Arquivo7 são as profecias bíblicas – e um dos dois principais alvos das profecias é Israel [o outro é sobre o Messias]. Em muitos dos volumes anteriores [especialmente no volume 7] demonstramos o que as profecias bíblicas dizem sobre o atual surto de antissemitismo no mundo e apresentamos, inclusive, evidências alarmantes envolvendo o alto escalão do atual governo brasileiro. Infelizmente, a situação só tem piorado e o crescimento do antissemitismo em solo brasileiro é, principalmente, culpa da política anti-Israel dos nossos atuais governantes. Sem dúvida nenhuma.

Todavia, como deixamos claro no volume 7, tão certo como as profecias bíblicas são infalíveis, os antissemitas brasileiros não demorarão a beber das taças amargas dos juízos divinos! Não queira estar entre eles!

Outro foco das investigações do Arquivo7 são os códigos matemáticos que Deus inseriu nas estruturas da Bíblia, como prova da inspiração dela. E neste volume, dividido em duas seções, dedicaremos a segunda para registrarmos as descobertas mais recentes sobre Matemática Bíblica.

Para adquirir o livro, entre no link abaixo [Editora Uiclap]:

https://uiclap.bio/moacir_junior-arquivo7

Com a Matemática Bíblica, É BALA QUE NÃO ACABA MAIS!!!

 

Podem juntar todas as alegações do mundo contra a Bíblia... temos “toneladas” de munições para detonar cada uma delas!

Este livro é uma jornada ousada e provocadora pelas profundezas da Matemática Bíblica, desafiando [novamente] vários modelos de Inteligência Artificial [ChatGPT, Copilot, Gemini, etc]. O leitor é conduzido por demonstrações científicas que sugerem uma origem extraterrena para os padrões matemáticos encontrados na Bíblia. A tese se aprofunda ao mostrar como esses padrões validam o cânon bíblico e desafiam as coincidências. A análise inclui testes radicais e cálculos que levantam teses polêmicas, mas fascinantes.

Mais uma vez o texto de Gênesis 1.1 é analisado matematicamente, revelando novos indícios de planejamento inteligente. A tese se fortalece com evidências que conectam o código bíblico ao nosso próprio DNA, sugerindo uma “Assinatura Divina” nas estruturas da vida.

Em síntese: o mesmo código numérico encontrado na frase mais importante sobre a origem do Universo e na estrutura da Bíblia [envolvendo a ordem dos livros e capítulos], também aparece, de forma inusitada, em nosso Código Genético! Como isso é possível?

Enfim, este livro é um convite à investigação e à reflexão profunda sobre os mistérios codificados nas páginas da Bíblia. É calcular para acreditar!

Para adquirir o livro, entre no link abaixo [Editora Uiclap]:

https://uiclap.bio/moacir_junior-arquivo7


sábado, 23 de agosto de 2025

A ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7 – [Formato IMPRESSO - VOCÊ JÁ ADQUIRIU ALGUM EXEMPLAR?]

 

        Se você é leitor do Arquivo7 e gosta de um livro físico, isto é, impresso, vai adorar a coleção ENCICLOPÉDIA ARQUIVO7 – IMPRESSA. Peça seus livros neste link:

https://uiclap.bio/moacir_junior-arquivo7

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

COM A MATEMÁTICA BÍBLICA, É BALA QUE NÃO ACABA MAIS!

 

A principal tese do Arquivo7 se resume no seguinte:

 

1) A primeira frase da Bíblia [Gênesis 1.1] contém, no original hebraico, mais de 300 padrões matemáticos;

 

2) Considerando o conhecimento e os meios disponíveis na época em que tal frase foi elaborada, é praticamente impossível que tenha sido uma artimanha da mente humana;

 

3) A estrutura da Bíblia [envolvendo os 66 livros e os 1189 capítulos] também é recheada de simetrias fazendo uso dos mesmos números-chave ocultos em Gênesis 1.1. O mesmo NÃO acontece nas versões da Bíblia que contém os livros apócrifos!

 

Portanto, não estamos lidando com invencionices, mas com fatos. E muitos deles são fáceis de se provar, fazendo o uso apenas de uma calculadora comum.

 

Por exemplo, para provarmos a evidência da Matemática Bíblica uma das técnicas que temos usado bastante, é a chamada ARITMÉTICA [ou EQUAÇÃO] MODULAR.

 

Como funciona? Apanhamos um número retirado de um conjunto significativo de dados, e verificamos se o tal também se conecta com um capítulo significativo da Bíblia.

 

Exemplo: os números 888 e 1480.

 

Primeiro, ambos possuem em comum o mesmo fator primo, e não um qualquer, mas acima de 30;

 

Segundo, ambos estão intimamente relacionados à maior Personalidade da Bíblia: 888 é o valor numérico de JESUS, no grego usado no Novo Testamento, e 1480 é o valor numérico da palavra CRISTO.

 

888 é 24 x 37 e 1480 é 40 x 37.

 

Terceiro, esse fator primo é justamente um dos números-chave dos padrões ocultos em Gênesis 1.1;

 

E quarto, quando formam um número só [8881480], na Equação Modular correspondem à Ezequiel 37, um dos raros capítulos 37 da Bíblia. Esse fato é surpreendente, pois pode indicar que até a divisão da Bíblia em capítulos foi divinamente inspirada.

 

Portanto, todas essas ocorrências do número 37 por aqui indicam algo projetado e significativo.

 

INESGOTÁVEL!

 

Um fato que tenho constatado frequentemente é que quase todas as vezes em que investigo a estrutura bíblica [na Bíblia SEM os livros apócrifos] em busca de novas simetrias, geralmente encontro alguma coisa. Entretanto, se faço uma busca numa versão bíblica que inclui os livros apócrifos, quase nunca encontro nada significativo.

 

Sim, vou repetir de forma mais clara: na Bíblia SEM os livros apócrifos já encontrei mais de 300 padrões matemáticos; mas na Bíblia COM os apócrifos não me lembro se encontrei, pelo menos, uns 10 exemplos. 300 versus 10 não é uma estatística para ser levada em consideração?

 

Agora vamos relembrar algumas coisas sobre o capítulo central da Bíblia:

 

O Salmo 117 possui algumas características especiais e singulares:

 

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

DEMONSTRANDO A INACREDITÁVEL CONEXÃO ENTRE O NOSSO CÓDIGO GENÉTICO E O CÓDIGO GÊNESIS


 

1) O PLANETA TERRA CABERIA TODOS OS LIVROS QUE TENTASSEM DESCREVER OS DETALHES DAS OBRAS DE DEUS?

 

"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." [João 21:25]

 

Sempre suspeitei que o evangelista João não estava fazendo uma afirmação poética aqui, mas expressando uma verdade literal. Principalmente porque no início do seu livro ele declara que "Todas as coisas foram feitas por ele [Jesus], e sem ele nada do que foi feito se fez." [João 1.3]

 

Então me lembrei de duas afirmações incríveis muito citadas pelos cientistas e professores de ciências naturais:

 

1) Que uma única célula contém mais informações do que todos os volumes da Enciclopédia Britânica [atualmente essa famosa obra contém 32 volumes e cerca de 32.640 páginas, conforme a edição 15, a última no formato impresso, publicada em 2010];

 

2) E que um ser humano adulto tem, em média, cerca de 37 trilhões de células!

 

Portanto, faça as contas.

 

Bem, refletindo nas informações acima, fiz a seguinte pergunta pra IA do Google [Gemini]:

 

"Se todas as informações contidas em todas as células que existem no Universo, fossem relatadas em livros, o planeta terra caberia todos os livros escritos?"

 

Resposta da IA [Gemini]:

 

“Não, o planeta Terra não seria capaz de comportar todos os livros que seriam necessários para registrar todas as informações contidas em todas as células do universo. A quantidade de informação em cada célula é incrivelmente grande, e a soma de todas as células no universo excede em muito a capacidade de armazenamento de qualquer planeta.

 

Explicação:

PODEMOS PROVAR, CIENTIFICAMENTE, QUE GÊNESIS 1.1 FOI PROJETADO POR UMA INTELIGÊNCIA EXTRATERRENA?

 

Com essa pergunta, não estou sugerindo que um ser extraterrestre “escreveu” a primeira frase da Bíblia, mas, sim, que uma Inteligência Superior pode ter INSPIRADO o autor humano responsável por tal texto. Se isso for provado como verdade, fará toda a diferença em relação ao que os críticos pensam sobre a origem da Bíblia.

 

Até alguns séculos atrás não possuíamos ferramentas ou o conhecimento necessário para uma investigação científica sobre Gênesis 1 e, portanto, só nos restava acreditar através da fé. Hoje é diferente. O capítulo 1º de Gênesis já foi analisado, minuciosamente, por cientistas de várias áreas [Química, Física, Biologia, Matemática, etc.]. E cada nova investigação traz à tona descobertas intrigantes.

 

No Arquivo7 nossas análises têm sido, principalmente, pela ótica da Matemática. E os resultados são sempre surpreendentes. Por exemplo, recentemente, consultei o ChatGPT com a seguinte questão:

 

*******

 

Considere os seguintes fatos:

 

a) Alguém tem a disposição um alfabeto com mais de 20 letras;

 

b) Ele enumera as letras desse alfabeto, usando a seguinte convenção: de 1 a 10 para as primeiras 10 letras; coloca 20,30,40,50,60,70,80,90 e 100 para as próximas 10 letras e, por fim, coloca 200, 300, etc. para as últimas;

 

c) Com base nesse alfabeto alfanumérico, o nosso personagem elabora uma frase lógica e coerente, com as seguintes características:

 

d) A frase tem 7 palavras e 28 letras;

 

e) As 7 palavras convertidas em números, possuem, respectivamente, os seguintes valores: 913,203,086,401,395,407,296;

 

f) A soma total é 2701 [37 x 73], dois fatores primos, um refletindo o outro, como num espelho;

 

g) As 127 combinações dos 7 valores produzem 23 totais múltiplos de 37;

 

h) Os 7 valores juntos [913203086401395407296] são múltiplos de 37:

 

913203086401395407296 = 24681164497335011008 x 37

 

i) Retirando um algarismo de cada um dos 7 valores, o 3º dígito de cada, restará: 91 20 08 40 39 40 29. Juntando estes, também teremos outro múltiplo exato por 37.

 

91200840394029 = 2464887578217 x 37

 

j) Se retirarmos mais um algarismo do valor anterior (91,20,08,40,39,40,29), teremos: 9204342, que também é múltiplo de 37.

 

9204342 = 248766 x 37

 

k) O total da frase [2701] é um número TRIANGULAR [a soma de 1 a 73], e as duas últimas palavras somam 703, outro número TRIANGULAR [a soma de 1 a 37]. E o total de letras da frase também é um número triangular: 28 [a soma de 1 a 7].

 

Considerando o conhecimento matemático e as ferramentas de cálculos disponíveis em cada século da história da humanidade, a partir de qual época [século] o ambiente e o conhecimento estavam propícios para alguém elaborar uma frase recheada dos padrões matemáticos acima?

 

Ou seja, em que época alguém teria condições intelectuais ou técnicas para elaborar uma frase com todas as propriedades matemáticas acima, envolvendo o número 37?

 

*******

Reposta do ChatGPT:

DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA DE QUE O CÓDIGO NUMÉRICO DE GÊNESIS 1.1 FOI PLANEJADO

 

        Em vários capítulos da Enciclopédia Arquivo7 já apresentei muitas evidências matemáticas de que os padrões numéricos de Gênesis 1.1 não são aleatórios, porém planejados. Esta é uma conclusão importantíssima para a prova da Matemática Bíblica. Se houve uma intenção, deve existir uma mensagem. E que tipo de mensagem esses padrões numéricos nos passam?

          Como a onda do momento é a Inteligência Artificial, frequentemente tenho submetido as teses da Matemática Bíblica ao julgamento do ChatGPT e outros modelos de IAs. Sempre desejei apresentar essas teses ao julgamento crítico de um acadêmico inteligente, mas nunca consegui encontrar um que se dignasse a esse papel. Felizmente, parece que as IAs podem muito bem cumprir essa função. E até melhor do que poderíamos esperar.

          Hoje resolvi testar o ChatGPT com o seguinte desafio: anexei uma tabela com 501 grupos numéricos [postada mais abaixo] e perguntei:

“São 501 grupos numéricos formados por sete números. O desafio é o seguinte: Sabemos que todo conjunto de 7 números só pode produzir 127 combinações diferentes [sem anagramas]. E sendo 127/37 =3,43... é normal que haja 3 ou 4 múltiplos exatos de 37 nessas 127 combinações. Sabendo disso, calcule todas as 127 combinações dos grupos numéricos da tabela e destaque o grupo numérico que:

1) O total seja múltiplo exato de 37;

2) Que, nas 127 combinações, haja mais de 10 que sejam múltiplas exatas de 37.”

Em 30 segundos, o chat me respondeu [mas antes vou postar a tabela que enviei pra ele]:

sábado, 9 de agosto de 2025

OS SETE DESAFIOS DO CONDOMÍNIO CODIFICADO

 

  

 O ARQUIVO7 DESAFIA O CHATGPT... MAIS UMA VEZ!

 

No romance policial “O CÓDIGO DA ROLETA BÍBLICA NO JOGO DA MORTE” [volume 11 da coleção Enciclopédia Arquivo7 – impressa, editora Uiclap] um dos cenários envolve o debate entre acadêmicos a respeito da Bíblia.

 

Leona Stanley, uma das protagonistas, é uma cristã que usa a Matemática Bíblica como prova da inspiração sobrenatural da Bíblia. Do outro lado, Kobby, um hacker, usa o computador para tentar imitar as simetrias matemáticas apresentadas por Leona.

 

Ele consegue imitar as primeiras simetrias. Entretanto, à medida em que elas vão se tornando cada vez mais complexas, Kobby começar a ter dificuldades.

 

Recentemente, vivenciei uma experiência parecida. Após a elaboração de um texto envolvendo sete desafios sobre a Matemática Bíblica, desafiei o ChatGPT a replicá-los. Primeiro, postarei o texto na íntegra, depois retornarei para comentar.

 

*******

 

OS SETE DESAFIOS DO CONDOMÍNIO CODIFICADO

 

1) APRESENTANDO OS DADOS DOS DESAFIOS

 

Imagine um grande condomínio em forma de hexágono. Está dividido em 7 conjuntos de casas. Um em cada um dos 6 lados e um no centro.

 

São 66 casas, divididas e organizadas em 7 conjuntos, cada um pintado com uma cor diferente. As casas possuem, no total, 1189 quartos.

 

Cada casa possui um número diferente de quartos. Tem casa com apenas um quarto, mas tem outras com 42, 50 e até 150 quartos. Os quartos são numerados, na ordem em que aparecem, de 1 a 1189.

 

A seguir, a quantidade de quartos em cada casa e seus 7 conjuntos, com suas respectivas cores:

 



Imagine que o nome do dono desse condomínio está codificado numericamente e que esse número é: 10.008.200.070.400.200

 

Por fim, imagine um drone capaz de viajar na velocidade da luz.

 

2) DESCREVENDO A LOGÍSTICA DOS DESAFIOS

 

Em cada um dos 1189 quartos há um dispositivo, que é acionado automaticamente no exato segundo em que o drone atravessa o recinto. E cada passagem do drone pelo quarto é contabilizada, como um ponto.

 

Em cada desafio um número-chave será revelado. Então o drone deve visitar todos os quartos, na ordem exata em que estão representados. Chegando ao último quarto, o aparelho deve voltar ao primeiro e continuar a missão. Só deve parar quando a quantidade de pontos atingir o número-chave proposto no desafio. 

 

1º DESAFIO – TODOS OS QUARTOS DE NÚMERO 37 OU 73

 

1) Em todas as casas só existem 7 quartos com números 37 e um com o número 73;

 

2) Esses 8 quartos ocupam as seguintes posições na ordem geral:

 

37, 87, 473, 515, 551, 716, 782 e 839

 

3) Transformando num número único, teremos:

37087473515551716782839

 

Visitando todos os quartos até contabilizar o número de pontos iguais ao número acima, nosso drone deve parar em qual dos quartos? 

 

sábado, 19 de julho de 2025

DEMONSTRAÇÃO CIENTÍFICA DA VERACIDADE DA MATEMÁTICA BÍBLICA

Um dos principais requisitos para uma tese ser aceitável diante de uma comunidade, é que a tal seja julgada, isto é, revisada por pares. Como não é fácil encontrar especialistas para realizar tal tarefa, a gente apela para as Inteligências Artificiais. Por isso de vez em quando peço para as tais julgarem algumas das teses bíblico-matemáticas divulgadas no Arquivo7.

 

Neste artigo não apresentaremos interpretações teológicas, mas analisaremos dados matemáticos relacionados à Bíblia. O objetivo é constatar se a polêmica tese da Matemática Bíblica tem algum fundamento científico ou é apenas uma tendenciosa interpretação teológica. Sendo assim, neste artigo a linguagem é mais acadêmica, técnica, matemática. Entretanto, farei o possível para tornar a temática um pouco mais compreensível, até [ou principalmente] para os leigos [meu público-alvo].

 

PARTE 1) O 1º DESAFIO – SETE NÚMEROS E UMA PROPRIEDADE RARA

 

Apresentei o seguinte desafio para o ChatGPT:

 

*******

Observe a operação abaixo e elabore outra, usando os mesmos princípios e condições:

 

1ª experiência: 

Passo 1) Escolha 7 números, cada um formado por três dígitos:

Exemplo: 913,203,086,401,395,407,296

 

Passo 2) Forme um número único, isto é, um número na casa dos septilhões: 

913.203.086.401.395.407.296

 

Passo 3) Divida em três grupos, sendo: 

Grupo 1: 913.203.086 

Grupo 2: 401 

Grupo 3: 395.407.296

 

Passo 4) O grupo 1 EM MODO o grupo 3, EM MODO o grupo 2, deve ser igual a um número que faz parte dos 7 originais:

 

Exemplo: 913.203.086 EM MODO 395.407.296 EM MODO 401 é igual a 86, que faz parte dos 7 originais.

 

[EM MODO é o RESTO de uma divisão. Veja mais a respeito em outros artigos do Arquivo7 que falam de cálculos envolvendo a ARITMÉTICA MODULAR].

 

2ª experiência: 

Pegue o número original (913.203.086.401.395.407.296) e coloque no sentido decrescente, isto é, do fim para o começo:

 

296.407.395.401.086.203.913

 

Passo 1) Divida o número acima em três grupos: 

Grupo 1) 296.407.395 

Grupo 2) 401 

Grupo 3) 086.203.913

 

Passo 2) O grupo 1 EM MODO o grupo 3, EM MODO o grupo 2, deve ser igual a um número que faz parte dos 7 originais:

 

Exemplo: 296.407.395 EM MODO 086.203.913, EM MODO 401 é igual a 203, que faz parte dos 7 originais.

 

Agora, escolha 7 números, formados por 3 dígitos cada e reproduza a simetria acima. 

[A seguir, a resposta do chat]: